A 21ª Copa de Futsal dos Comerciários de Tatuí, organizada pelo Sincomerciários de Itapetininga, com apoio da Fecomerciários, traz um fato inédito na base sindical comerciária paulista. Pela primeira vez uma mulher integra o time de comerciários que está disputando o troféu. A craque comerciária é Maísa Oliveira da Silva, 20 anos. Funcionária do Supermercado São Roque, ela joga futebol desde criança. Foi na loja que a gerência soube dessa sua intimidade com a bola.
Sem discriminação
Feito o contato com o presidente do Sindicato, Marcelo Meira, ela foi imediatamente inscrita no time masculino. Meira diz: “Trabalhamos pela inclusão da mulher em nossa sociedade e o esporte é um desses caminhos. Basta de discriminação. Lutamos por igualdade!”.
Receptivos
Maísa é pivô. Ela comemora a ótima recepção que teve do time. “Eles foram muito receptivos. Tivemos um ótimo entrosamento em quadra”. Sindicalizada, ela completa: “Estar participando desta Copa é mais uma ação do Sindicato que sempre me acolheu muito bem com ótimos serviços e benefícios. O lugar da mulher é onde ela quiser!”. Maísa observa que depois da primeira partida disputada pelo seu time nesta quinta-feira, 13, meninas foram cumprimentá-la por estar jogando num time masculino; disseram que gostariam de fazer o mesmo em outras oportunidades. “Estou com a grata sensação de estar abrindo portas, como se fosse um espelho para as comerciárias. A repercussão foi excelente. Juntas, podemos mais!”, conclui Maísa. Veja na seção Giro Comerciário do Portal da Fecomerciários a matéria sobre a Copa.
Motta
O presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, afirma: “A valorização da mulher é histórica na Federação. Maísa representa a força da mulher comerciária!”.
Leia também: