PUBLICADO EM 11 de dez de 2024
COMPARTILHAR COM:

Funcionários do governo de Tóquio terão semana de quatro dias a partir do ano que vem

Descubra as políticas adotadas pelo governo de Tóquio para enfrentar a crise demográfica. Redução da carga horária e licença parcial para cuidar de crianças são algumas das medidas

Artigo da revista Fortune informou que o governo metropolitano de Tóquio, capital do Japão, anunciou que, a partir de abril do ano que vem, vai permitir que seus funcionários adotem o turno de 4×3.

A adoção da medida é uma tentativa de reduzir os impactos negativos da crise demográfica atravessada pelo país oriental.

Foi anunciada também uma nova política de “licença parcial para cuidar de crianças”, que permitiá que alguns servidores reduzam em até duas horas a carga horária diária.

De acordo com a governadora Yuriko Koike, as políticas buscam garantir que mulheres não precisem sacrificar suas carreiras em função da maternidade ou dos cuidados com os filhos.

“Continuaremos a analisar os estilos de trabalho de forma flexível”, afirmou, durante a sessão da Assembleia Metropolitana de Tóquio.

O Japão é conhecido pelo ritmo intenso de trabalho. Não são raros os casos de operários, principalmente os ligados à indústria automobilística, um dos carros chefes da economia daquele país, que trabalham seis dias por semana, muitas vezes com várias horas extras diárias.

Leia também: MPT defende vínculo trabalhista entre motoristas e Uber em audiência pública no STF

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS