PUBLICADO EM 14 de abr de 2021
COMPARTILHAR COM:

Funcionários da EBC e partidos de oposição criticam a privatização da estatal de comunicação

A Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública, rede de organizações, pesquisadores e trabalhadores da empresa, lançaram uma carta à população, manifestando-se contrários à privatização da empresa e chamando a atenção para os efeitos negativos da venda da estatal. No documento, é apontado que desde o seu nascimento, em 2007, a TV Brasil e a EBC são alvos de intensas campanhas negativas e, mais recentemente, ameaçada de privatização. Um dos alvos das críticas são as baixas audiências dos veículos.

Sede da EBC em Brasília- Arquivo Agência Brasil

Depois de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) incluir a estatal de comunicação no PND (Programa Nacional de Desestatização) em decreto publicado no dia 9 de abril, por recomendação do CPPI (Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos), partidos de oposição da Câmara dos Deputados apresentaram três projetos de decreto legislativo para retirar a EBC (Empresa Brasil de Comunicação) do programa.

Os projetos de decreto legislativo foram apresentados pelas bancadas do PT, PSOL e PDT. Para o PSOL, o Executivo extrapolou suas atribuições ao incluir a EBC no programa de desestatização. O texto assinado pelos dez parlamentares que compõem a bancada da sigla destaca que a EBC cumpre o direito constitucional dos brasileiros à informação, sem que haja submissão a interesses comerciais.

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS