A diretoria do SINPOSPETRO-RJ participou das celebrações do Dia Internacional do Trabalhador no Parque Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A festa, que se estendeu pelo dia, reuniu cerca de dois mil trabalhadores.
O evento organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e a Prefeitura do Rio de Janeiro terminou com o show do grupo Fundo de Quintal.
Eusébio Pinto Neto, presidente do SINPOSPETRO-RJ, ressaltou a importância da data para os trabalhadores de todo o mundo. Ele disse que não se trata apenas de comemorar, mas também de protestar contra a situação precária do mundo do trabalho.
Eusébio Neto afirmou que, com a mudança de governo, os trabalhadores obtiveram um progresso significativo nas conquistas.
Ele destacou como avanços a redução da taxa de desemprego, a valorização do salário mínimo e o aumento da renda do trabalhador. Ele defendeu uma distribuição de renda maior para que os trabalhadores possam ter uma qualidade de vida melhor.
O Superintende do Ministério do Trabalho no Rio de Janeiro, Alex Bolsas, disse que a fiscalização nos postos de combustíveis encontra resistência quanto à segurança e saúde no ambiente de trabalho.
De acordo com ele, os fiscais cobram das companhias a limpeza dos uniformes dos frentistas, uma vez que o benzeno é altamente tóxico.
“A fiscalização na limpeza de uniforme é crucial, pois a exposição prolongada ao benzeno prejudica a saúde do trabalhador”.
Frentista homenagem
A Prefeitura do Rio de Janeiro prestou uma homenagem a setenta trabalhadores. O presidente do Sindicato dos Frentistas de Niterói e Região, Alexsandro Santos, recebeu uma placa em homenagem à categoria dos trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência do estado do Rio de Janeiro.
Além disso, foram homenageados professores, garis, baianas de acarajé, guarda municipal, policiais e outros profissionais.
Parabéns, companheiro Alexsandro Santos, pelo seu destaque profissional e como dirigente sindical. Uma homenagem mais do que merecida.
Vaga de emprego e qualificação
Cerca de 600 trabalhadores enfrentaram uma longa fila, sob o sol quente, para concorrer a uma das oportunidades de emprego oferecidas pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda.
O público teve a oportunidade de participar de oficinas, se inscrever para 4,5 mil vagas em cursos profissionalizantes, receber orientações voltadas para pequenos empreendedores e simulações de aposentadoria.
Vacinação
Os trabalhadores também puderam colocar a caderneta de vacinação em dia no stand montado pela secretária Municipal de Saúde.
Leia também: SinSaudeSP apresenta Delegacia Sindical de Saúde