por Paulo Passos – A diretoria do sindicato Sempospetro iniciou, nesta semana, a distribuição de um informativo de quatro páginas que chamando atenção da categoria para o movimento reivindicatório.
“Vamos garantir os direitos da convenção coletiva e lutar por um bom reajuste”, diz o presidente Venceslau Faustino Filho ‘Lau’, que em breve convocará assembleia para definir as reivindicações.
“Com esse papo furado de carteira verde amarela, de negociação dos trabalhadores com os patrões e de ataque aos direitos trabalhistas, as lutas sindicais ficam mais difíceis”, diz o informativo.
“E é nessa conjuntura que começamos a nossa campanha salarial para a data-base”, continua. “É uma luta difícil, sem dúvida. Mas não podemos dar moleza”.
“Os mais novos às vezes não entendem a importância do sindicato. Não sofreram na pele o que era trabalhar apenas pelo salário ou até mesmo pelas caixinhas, sem nenhum benefício”, diz Lau na publicação.
“Não sabem que foi com muita luta e sacrifício de vários companheiros que o cenário mudou ao longo do tempo”, pondera o sindicalista. “Já pegaram tudo mastigado”.
Garantias da convenção
“Hoje, nossa categoria tem suporte, tem uma convenção coletiva de trabalho que garante direitos como vale-refeição, cesta-básica, melhores jornadas de trabalho e outras vantagens, frutos das lutas sindicais”.
“A maioria dos nossos benefícios é garantida pela convenção coletiva e não pela CLT ou pela constituição federal. Por isso, devemos fortalecer a campanha salarial”.