PUBLICADO EM 14 de abr de 2025

Frentistas do estado de SP conquistam aumento salarial de 6,85%

Frentistas do estado de SP conquistam aumento salarial de 6,85% após negociações. Descubra todos os detalhes aqui

Frentistas do estado de SP conquistam aumento salarial de 6,85%

Frentistas do estado de SP conquistam aumento salarial de 6,85%

Os trabalhadores em postos de combustíveis do estado de São Paulo encerraram a campanha salarial 2025, iniciada em 1° de março.

O acordo beneficia aproximadamente 100 mil trabalhadores, representados por 18 sindicatos e a Federação da categoria, a FEPOSPETRO.

Firmada na última quinta-feira 10, após 3 rodadas de negociação com a patronal, a proposta reajusta os salários em 6,85%, e o vale-refeição em 7,27 % – quase 2% de aumento real ante INPC de 4,87%.

Pela nova Convenção Coletiva de Trabalho, o piso passa a ser de R$ 1.870,00, e o vale-refeição, de R$ 29,50. A categoria ainda recebe adicional periculosidade de 30% sobre o piso.

Luiz Arraes, presidente da Federação dos frentistas do estado de SP, entidade que agrupa a negociação, avalia como positivo o resultado da campanha:

“Nenhuma negociação é fácil, mas nesta, particularmente, estivemos otimistas durante todo o processo; O país vai bem, com pleno emprego. Algumas redes estão, inclusive, com dificuldade de encontrar trabalhadores”.

“Além disso, – continua o dirigente – entre os setores de varejo, o de combustíveis e lubrificantes foi o que mais cresceu em fevereiro, com 4.1% de alta”, diz.

Nas redes sociais da FEPOSPETRO, o vídeo da divulgação do acordo registra até o momento mais de 130 comentários.

“Tá ótimo, fecharam muito bem, não dá pra reclamar”, disse Lucasturra.

Em resposta às críticas de outros seguidores, o frentista Leonardo Mendes escreveu: “Não está ruim. Até tenho algumas críticas, mas no geral o nosso sindicato é ótimo, é um dos poucos que avança”.

De acordo com Luiz Arraes, as tabelas com os novos valores já estão sendo distribuídas pelos sindicatos em suas respectivas bases.

O material, também disponível nos sites e redes sociais das entidades destaca que as diferenças salariais e do vale-refeição, retroativas a 1° de março, deverão ser pagas pelas empresas em parcela única, na data do próximo pagamento.

No site da FEPOSPETRO é possível acessar a lista de contatos dos 18 sindicatos no estado.

Leia também: Servidores SP vão parar contra aumento proposto pela prefeitura

COLUNISTAS

QUENTINHAS