Daniel Ortega, presidente do Sindicato dos Frentistas de Jundiaí e região, foi eleito para o Conselho gestor do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cerest).
Na ocasião, representantes de outras 5 entidades de trabalhadores também foram empossados para o mandato 2024 /2026.
“Esta é um novo desafio, e uma oportunidade para fortalecer a atuação da categoria dos frentistas em prol da saúde e segurança dos trabalhadores e das trabalhadoras”, disse Daniel Ortega.
Desde 2023 à frente do Sinpospetro de Jundiaí e região, que representa cerca de 1.500 trabalhadores, Daniel é também secretário geral da Federação dos Frentistas do Estado de São Paulo, entidade que congrega 18 sindicatos e cem mil trabalhadores.
O Cerest Jundiaí
O Cerest é responsável por integrar a rede de serviços, vigilância e gestão do SUS – Sistema Único de Saúde – no dia a dia dos trabalhadores e trabalhadoras.
Localizado na R. Mal. Deodoro da Fonseca, 147, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Jundiaí conquistou, recentemente, importante vitória junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).
O Tribunal decidiu que o órgão municipal tem competência legal para fiscalizar e penalizar empresas que descumprem regras e leis relativas à segurança e medicina do trabalho.
A decisão, em última instância, é válida para todos os 178 centros de referência do país. Saiba mais sobre as atribuições do órgão no site.
Leia também: Transparência salarial: Ministérios do Trabalho e da Mulher apresentam relatório