Em nota divulgada um dia depois da participação de Jair Bolsonaro em atos antidemocráticos, que pediam o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF) e que ele disse que “as Forças Armadas estão do nossa lado”, o ministro da Defesa Fernando Azevedo e Silva afirmou que as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) têm o “compromisso” de estarem “sempre ao lado da lei, da ordem, da democracia e da liberdade”.
Em referência às agressões contra jornalistas durante o ato em Brasília, neste domingo (3), o ministro afirmou que a liberdade de expressão é “requisito fundamental de um país democrático” e que “qualquer agressão a profissionais de imprensa é inaceitável”.
No domingo (3), manifestantes se aglomeraram em frente ao Palácio do Planalto pedindo a “intervenção militar com Bolsonaro” e criticando o ex-ministro da Justiça Sergio Moro. Sem máscara, Bolsonaro cumprimentou e declarou, em fala transmitida nas redes sociais, que tem “as Forças Armadas ao lado do povo” e que “não vai aceitar mais interferência”. Disse, ainda, que pede a “Deus que não tenhamos problemas nesta semana, porque chegamos no limite”.
Leia íntegra da nota do Ministério da Defesa:
As Forças Armadas cumprem a sua missão Constitucional.
Marinha, Exército e Força Aérea são organismos de Estado, que consideram a independência e a harmonia entre os Poderes imprescindíveis para a governabilidade do País.
A liberdade de expressão é requisito fundamental de um País democrático. No entanto, qualquer agressão a profissionais de imprensa é inaceitável.
O Brasil precisa avançar. Enfrentamos uma Pandemia de consequências sanitárias e sociais ainda imprevisíveis, que requer esforço e entendimento de todos.
As Forças Armadas estarão sempre ao lado da lei, da ordem, da democracia e da liberdade. Este é o nosso compromisso.
Fernando Azevedo e Silva
Ministro de Estado da Defesa
Paulo Roberto Valle Silveira
Parabéns sr.ministro Fernando Azevedo e Silva, por isto confiamos nas FORÇAS ARMADAS do nosso PAÍS! Me orgulho muito de ter pertencido a este corpo de HOMENS E MULHERES DIGNOS E LEAIS A NOSSA PÁTRIA MÃE GENTIL, que não se deixa manipular por pensamentos fascistas, e neo nazistas de um PSEUDO PRESIDENTE PSICOPATA, ANTI DEMOCRÁTICO, ANTI CONSTITUCIONAL e que não sabe conviver com pensamentos e pessoas diversas, e prega a violência ,a intolerância , e o desrespeito às INSTITUIÇÕES SÉRIAS deste país, como são ,por exemplo, as FORÇAS ARMADAS.
Já o vice presidente MOURÃO , me parece uma pessoa mais equilibrada, moderada, democrática e digna de ocupar o posto de PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.