PUBLICADO EM 12 de abr de 2024
COMPARTILHAR COM:

Força Sindical filia-se ao DIESAT

Entenda a importância da filiação da Força Sindical ao DIESAT para a defesa dos direitos trabalhistas e das condições de trabalho

Força Sindical filia-se ao DIESAT

Juruna entrega carta de filiação ao presidente Nacional do Diesat, Edson Flores – Foto: Jaélcio Santana

Nesta quinta-feira (11), o Diesat ( Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho) deu continuidade ao Diálogo Sindical em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

A Entidade realizou, na sede da Força Sindical e do Sindicato dos Metalúrgicos SP o 4º Encontro – Ação Sindical em Saúde do Trabalhador(a) – Trabalho e Emprego.

O evento aconteceu de forma híbrida, com a participação de diversas pessoas através da Plataforma Zoom.

Os Encontros têm o objetivo de fortalecer e ampliar as ações das entidades sindicais em Saúde do Trabalhador com suas categorias na perspectiva dos direitos e políticas públicas que defendam os trabalhadores e das trabalhadoras e suas condições de trabalho.

Durante o encontro foram abordados os seguintes temas:

  • políticas de modernização das relações de trabalho no país (história da CLT);
  • fiscalização do trabalho (legitimidade e competência para fiscalizar as relações individuais de trabalho – responsabilidade dos auditores fiscais);
  • papel do MTE na aplicação de sanções previstas na legislação e nas normas coletivas (NR’s);
  • processo de criação, as alterações e aplicabilidade das normas regulamentadoras e seus impactos na classe trabalhadora;
  • Relação sindical Público x Privado;
  • papel do MPT na STT (ferramenta de fiscalização);
  • quem é o MPT como um dos atores do Estado e
  • como pautar o MPT.

A temática foi ministrada pelo Técnico do DIESAT – Rogério de Jesus e contou com a participação de representantes do Ministério Público do Trabalho – MPT e do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

Filiação ao DIESAT

Na ocasião, o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves (Juruna) entregou o pedido de filiação da Central, assinado por Miguel Torres, presidente da entidade, ao presidente do Diesat, Edison Flores.

Juruna destacou a relevância do trabalho realizado pelo Diesat e que a Central se junta, formalmente, ao esforço coletivo na busca por direitos e políticas públicas em Saúde, Seguridade Social, Trabalho e Meio Ambiente, através de informações, estudos e pesquisas.

“Nossa Central sempre priorizou a luta por direitos e políticas públicas e com essa filiação vamos fortalecer ainda mais s essa luta”, acrescentou Juruna.

Mais sobre o Diesat

Criado em 14 de agosto de 1980 pelo e para o movimento sindical, o DIESAT é uma entidade voltada à segurança saúde do trabalhador em seu ambiente de trabalho.

Seu propósito é fortalecer a atuação sindical e social no campo de saúde do trabalhador a partir das especificidades das categorias e territórios para garantir condições dignas de trabalho.

O DIESAT subsidia as entidades no planejamento e desenvolvimento das ações de melhorias em prol da promoção e prevenção da saúde do trabalhador.

Além disso, o DIESAT tem por objetivo informar e dar voz aos trabalhadores, através do desenvolvimento de materiais relacionados à saúde do trabalhador, com a meta de integrar sociedade e os movimentos sociais e sindicais.

Veja mais fotos:

Força e Sindicato dos Metalúrgicos SP sediam encontro de Saúde do Trabalhador

Leia também: Campanhas ressaltam importância da sindicalização para fortalecer categorias

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS