PUBLICADO EM 30 de jan de 2024

Riscos da flexibilização da lei de cotas para PCD em debate

Evento sobre os riscos da flexibilização da lei de cotas acontece nesta quarta-feira (31), à partir das 9h, no Instituto Theodoro Cassins, em Curitiba

Riscos da flexibilização da lei de cotas para PCD em debate

Foto: Arquivo

A Universidade Livre para a Eficiência Humana (UNILHEU) e o Instituto Theodoro Cassins (ITC) promovem, nesta quarta-feira (31), à partir das 9h, o encontro: “Inclusão da Pessoa com Deficiência: os Riscos da Flexibilização da Lei de Cotas e da Lei da Aprendizagem”.

O objetivo do encontro é debater e repercutir a fala do Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho que, recentemente, questionou a Lei de Cotas para Pessoas Com Deficiência (lei 8.213/1991).

Esta Lei estabelece a contratação de trabalhadores com deficiência em empresas com 100 ou mais funcionários.

Outro objetivo é mostrar como a Lei de Cotas ajudou a inserir os PCDs no mercado de trabalho, garantindo a inclusão e a cidadania para essas pessoas.

Crítica

De acordo com o ministro, as “as empresas não podem ser punidas com autuação pesada por não cumprir a cota se elas não têm condições naturais de cumprimento, mas ela pode contribuir”.

O ministro fez a declaração durante o lançamento do ‘Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes’, que ocorreu no final de dezembro último.

A fala não pegou bem entre as entidades que lutam pela inclusão dos PCDs.

“Criticar a Lei de Cotas é criticar e dificultar a luta pela inclusão das Pessoas Com Deficiência. Se tem empresas com dificuldade de cumprir com a lei, o governo que desenvolva uma fórmula de ajudar essas empresas. Criticar uma lei que veio para favorecer e promover a inclusão é um retrocesso”, diz Sérgio Butka, presidente do Instituto Theodoro Cassins, que visa promover e desenvolver projetos de cidadania e políticas públicas.

A sede do ITC recebe o encontro, que está aberto para toda a sociedade.

Agenda:

Encontro “Inclusão de pessoa com deficiência: os riscos da flexibilização da Lei de Cotas e da Lei de Aprendizagem

  • Data: 31 de janeiro
  • Horário: à partir das 09h
  • Local: Instituto Theodoro Cassins
  • Endereço: Rua Lamenha Lins, 981, em Curitiba

Leia também: Sindnapi em Belém do Pará comemora um ano de sede própria

COLUNISTAS

QUENTINHAS