
FLEMACON condena atentado contra líder sindical da FTCCP no Peru
O Secretariado Executivo da Federação Latino-Americana de Trabalhadores da Construção, Madeira e Materiais da Construção (FLEMACON) repudiou o covarde atentado sofrido pelo companheiro Luis Villanueva Carbajal, secretário geral da Federação de Trabalhadores em Construção Civil do Peru (FTCCP).
O atentado, que aconteceu na madrugada do dia 18 de março de 2025, é lamentável e reflete uma realidade que os trabalhadores da construção no Peru enfrentam diariamente: a crescente insegurança e o poder desmedido das máfias que buscam controlar as obras através da violência.
Já são 26 os dirigentes sindicais da FTCCP que perderam a vida nas mãos dessas redes criminosas, inclusive um deles foi assassinado em frente à própria sede sindical.
A FTCCP não está sozinha, conta com o apoio da FLEMACON e suas bases na América Latina e no Caribe. Toda a solidariedade ao companheiro Luis Villanueva e sua família, a cada dirigente e a cada trabalhador que, apesar das ameaças, mantém-se firme na defesa de seus direitos.
Exigimos que as autoridades do Peru ajam de maneira imediata e contundente para desarticular as bandas criminosas. Nem as balas nem as ameaças apagarão a voz do movimento sindical!
Brasil, 27 de março de 2025
LÚCIA COSTA MAIA
Presidente de Flemacon