PUBLICADO EM 30 de jul de 2025

Fies 2025: pré-seleção do segundo semestre é divulgada

Pré-seleção do Fies 2025 é divulgada. Alunos têm até sexta para complementar cadastro. Lista de espera vai até 19 de setembro.

Fies 2025: pré-seleção do segundo semestre é divulgada

O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (29) o resultado da chamada regular do Fies 2025 para o segundo semestre.

Os estudantes já podem consultar o resultado da pré-seleção acessando o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com login pelo Gov.Br.

Em seguida, os pré-selecionados devem complementar a inscrição entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, utilizando o mesmo portal de acesso.

Depois dessa etapa, os estudantes precisam comprovar presencialmente ou digitalmente os dados informados à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição.

Para isso, eles têm até cinco dias úteis após a complementação da inscrição para apresentar a documentação exigida.

Neste semestre, o Fies recebeu 276.140 inscrições, com 111.402 candidatos participando do processo seletivo. Cada estudante pôde escolher até três opções de curso.

No total, o Ministério da Educação está oferecendo 74,5 mil vagas nesta edição, alcançando mais de 112 mil vagas em todo o ano de 2025.

Além disso, metade dessas vagas pertence ao Fies Social, que atende estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos no CadÚnico.

O programa financia cursos de graduação em instituições privadas que obtiveram avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

A classificação leva em conta a nota do Enem e segue critérios como tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência.

Já os candidatos que não foram aprovados na chamada regular passam automaticamente para a lista de espera, ativa entre 5 de agosto e 19 de setembro.

Por fim, os estudantes convocados por meio dessa lista deverão complementar a inscrição em até três dias úteis, após a notificação, diretamente no Portal do Fies.

Leia também: Brasil sai do Mapa da Fome da ONU

Banner


COLUNISTAS

QUENTINHAS