
Fequimfar reforça lutas da categoria, promovendo diálogo e mobilização no setor químico e farmacêutico.
A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo (Fequimfar) teve uma semana de intensa atuação em diferentes frentes: diálogo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mobilização da categoria na Campanha Salarial e participação em ato pela democracia.
Reunião com Químicos de São João da Boa Vista e MTE
Na quarta-feira (10), o presidente da Federação, e vice-presidente da Força Sindical, Sergio Luiz Leite, o Serginho, e o consultor jurídico da entidade, Amilcar Albieri Pacheco, participaram de uma reunião on-line com o presidente do Sindicato dos Químicos de São João da Boa Vista, Carlos Alberto Tomé, acompanhado da secretária do Sindicato, e com André Luís Grandisoli, diretor do Departamento de Relações do Trabalho da Secretaria de Relações do Trabalho do MTE.
O encontro discutiu o processo de extensão de base do Sindicato dos Químicos e Abrasivos de São João da Boa Vista e Região. Segundo os dirigentes, a reunião foi fundamental para esclarecer as mudanças trazidas pela nova portaria que regulamenta o registro sindical e reforçar a importância da regularização para o fortalecimento da categoria.
Campanha Salarial em Suzano
Também no dia 10 de setembro, o Sindicato dos Químicos de Suzano e Região iniciou as assembleias da Campanha Salarial dos trabalhadores do setor químico, plástico e fertilizantes, cuja data-base é 1º de novembro.
Na empresa Luckspuma, em Ferraz de Vasconcelos (SP), o presidente do Sindicato, Cláudio José de Carvalho, apresentou a pauta de reivindicações da categoria, que foi aprovada por unanimidade pelos trabalhadores da unidade.
“Seguiremos mobilizados percorrendo as empresas da base com assembleias da Campanha Salarial”, afirmou Cláudio.
Defesa da democracia
Na próxima segunda-feira, 15 de setembro, Dia Internacional da Democracia, Serginho estará presente no XII Ato do Direitos Já! Fórum pela Democracia, que acontece no Teatro TUCA (PUC-SP), em São Paulo, com transmissão ao vivo pela TV PUC e parceiros.
O evento, criado em 2019, reúne lideranças sindicais, políticas, acadêmicas e artistas em defesa da Constituição de 1988, da soberania nacional e dos direitos sociais. Para Serginho, a presença do movimento sindical reafirma o compromisso histórico com a democracia e os direitos fundamentais.
Leia também:
Fequimfar: formação, presença em debates e articulação legislativa



