PUBLICADO EM 25 de mar de 2024
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FENAJ lança Guia da Campanha Salarial Nacional Unificada dos Jornalistas 2024

Campanha Salarial Nacional Unificada dos Jornalistas 2024 terá guia elaborado para facilitar a implementação de ações da campanha pelas entidades de base.

FENAJ lança Guia da Campanha Salarial Nacional Unificada dos Jornalistas 2024A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) lançou, no dia 11 de março, o Guia sobre a Campanha Salarial Nacional Unificada dos Jornalistas 2024.

Contando com a participação dos representantes de 24 Sindicatos filiados, o evento aconteceu de forma online, por meio da plataforma Zoom.

O guia foi elaborado pela Secretaria de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral da FENAJ, com o objetivo de facilitar a implementação de ações da campanha pelas entidades de base.

Nele, os dirigentes sindicais encontrarão informações sobre:

  • o que é e como acontece uma campanha salarial nacional,
  • quais os processos que envolvem a campanha e
  • a importância da negociação coletiva.

De acordo com o secretário de Mobilização, Rafael Mesquita, a publicação digital abrange desde a compreensão do processo de campanha salarial integrada até a implementação de estratégias eficazes de negociação e mobilização.

Além disso, há um QR Code para acesso a todos os materiais digitais de divulgação da Campanha, que tem como tema:

“Quem defende o Jornalismo valoriza as e os Jornalistas”.

“Com foco na valorização, reconhecimento e garantia de direitos dos trabalhadores do jornalismo brasileiro, o documento oferece orientações detalhadas sobre como adaptar a pauta nacional às necessidades locais, a importância das estratégias de visibilidade da mobilização, a organização de eventos de lançamento e ações de mobilização, entre outros aspectos fundamentais para o sucesso da campanha”, destacou o dirigente.

De acordo com a presidenta da FENAJ, Samira de Castro, desde a sua criação, em 1946, a Federação tem convocado os Sindicatos filiados para o objetivo comum de:

  • negociar condições salariais, benefícios e direitos trabalhistas.

Agora, a entidade propõe realizar esse esforço de forma conjunta, com caráter nacionalizado.

“Essa união de forças visa impulsionar a resistência dos jornalistas e ampliar sua capacidade de negociação diante das entidades patronais”, acrescentou a presidenta.

Até o momento, quatro Sindicatos – Amazonas, Ceará, Distrito Federal e Tocantins – realizaram o lançamento local da Campanha Salarial Nacional Unificada dos Jornalistas 2024.

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