PUBLICADO EM 23 de jul de 2025

FENAJ é reconhecida como Lar Internacional dos Jornalistas no Brasil

FENAJ é reconhecida na China como Lar Internacional dos Jornalistas no Brasil, reforçando apoio, cooperação e defesa da liberdade de imprensa

FENAJ é reconhecida como Lar Internacional dos Jornalistas no Brasil

FENAJ é reconhecida como Lar Internacional dos Jornalistas no Brasil

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) conquistou reconhecimento internacional como o “Lar Internacional dos Jornalistas” no Brasil. O certificado foi entregue na China.

A honraria foi concedida durante o Belt and Road Journalists Forum 2025, realizado nos dias 18 e 19 de julho, na província de Jiangxi. O evento reuniu 50 países.

A All China Journalists Association (ACJA), promotora do fórum, entregou o certificado. Assim, a FENAJ fortalece sua atuação na rede Belt and Road Journalists Network (BRIN).

Com esse título, a FENAJ passa a acolher jornalistas estrangeiros da BRIN que visitam ou atuam no Brasil. Assim, amplia o apoio institucional e a cooperação internacional.

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) já recebeu o mesmo reconhecimento em 2024. Agora, ambas as entidades reforçam a diplomacia jornalística no país.

A presidenta da FENAJ, Samira de Castro, e o primeiro secretário, Moacy Neves, representaram a entidade no fórum. Eles defenderam a integração do Sul Global.

Além disso, os jornalistas Jamile Barreto e Marcelo Auler, da ABI, também participaram. Eles contribuíram para o diálogo sobre liberdade de imprensa e combate à desinformação.

Os participantes visitaram Nanchang e Fuzhou, onde conheceram experiências em inovação, comunicação e preservação cultural. Assim, ampliaram o intercâmbio técnico e cultural.

Para Samira de Castro, o reconhecimento destaca a relevância da união de jornalistas diante dos desafios digitais e das ameaças à liberdade de imprensa.

A certificação fortalece o compromisso da FENAJ em promover capacitação, solidariedade e proteção aos profissionais de imprensa no cenário internacional.

Leia também: Plebiscito Popular 2025: Vote na urna do Sindicato/Força

COLUNISTAS

QUENTINHAS