PUBLICADO EM 27 de ago de 2025

FENAJ convoca jornalistas e sindicatos em defesa de colegas palestinos

FENAJ convoca jornalistas e sindicatos para ações em defesa de colegas palestinos e pelo fim do genocídio na Faixa de Gaza

FENAJ convoca jornalistas e sindicatos em defesa de colegas palestinos

FENAJ convoca jornalistas e sindicatos em defesa de colegas palestinos

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) convoca nesta segunda-feira (25/08) seus 31 sindicatos filiados e toda a categoria para ações em defesa de jornalistas palestinos.

A mobilização também homenageia profissionais assassinados pelas forças do Estado de Israel durante quase dois anos de genocídio na Faixa de Gaza.

Organizações internacionais relatam dezenas de milhares de mortos, devastação de hospitais e bloqueio de ajuda humanitária, colocando em risco a sobrevivência de toda a população local.

O trabalho jornalístico tornou-se extremamente perigoso. Gaza permanece quase fechada à imprensa internacional, enquanto jornalistas palestinos são deliberadamente alvos das forças armadas.

No episódio mais grave, em 10 de agosto, cinco jornalistas da rede Al-Jazeera, liderados por Anas al-Sharif, morrem em posto de imprensa claramente identificado.

A Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) e o Sindicato Palestino contabilizam mais de 200 jornalistas assassinados desde 2023, em diversas funções da comunicação.

Para a FENAJ, a situação não pode ser ignorada. “Seria como desaparecer com grandes redações no Brasil. A barbárie não pode ser normalizada”, afirma a entidade.

Internacionalmente, a FIJ registra aumento das mobilizações de solidariedade, incluindo atos públicos, manifestações e divulgação de materiais denunciando os assassinatos de jornalistas palestinos.

A FIJ orienta apoio ao Fundo de Segurança destinado ao Sindicato Palestino, evitando menções diretas a “Gaza” para prevenir bloqueios em transferências financeiras.

Novas manifestações ocorrerão em Bruxelas, Londres e Dublin, somando-se a ações já realizadas em Suécia, Omã, Egito, Austrália, Espanha, Turquia e Eslováquia.

A FENAJ sugere também um Dia Internacional em Defesa dos Jornalistas Palestinos, com paralisação de uma hora no trabalho jornalístico global, em memória das vítimas.

Leia também: Dia do Trabalho 2025 nos EUA será 1º de setembro

Banner


COLUNISTAS

QUENTINHAS