Estão abertas as inscrições para o curso “Como se proteger de ataques e ameaças online”, uma iniciativa da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), com apoio do Fundo de Direitos Humanos dos Países Baixos. Dirigida a profissionais e estudantes de jornalismo, a formação é gratuita e acontecerá no dia 27 de novembro (sábado), das 9h às 16h, em plataforma digital. As inscrições vão até o dia 25/11.
O curso faz parte do projeto “Monitoramento da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil – Ano 2021”, que tem por objetivo monitorar a crescente violência contra a categoria no país a partir da coleta de dados pelos 31 Sindicatos de Jornalistas filiados. Como parte dessa iniciativa, a FENAJ realizou, em agosto deste ano, o seminário online “Violência contra Jornalistas: denunciar para combater e se proteger para evitar”.
O seminário foi dividido em duas etapas, sendo a primeira intitulada “Violência contra jornalistas: como, onde e porque denunciar”. A segunda etapa consiste no curso “Como se proteger de ataques e ameaças online”, que terá três módulos: Segurança digital e privacidade do jornalista, Atuação do jornalista nas redes sociais digitais e Como reagir a ataques online: medidas legais cabíveis e ferramentas de controle das plataformas.
O objetivo do projeto é capacitar jornalistas para promoverem denúncias sobre agressões e cerceamento ao exercício profissional, bem como para se defenderem de ataques virtuais, além de denunciar as agressões contra a categoria no Brasil e internacionalmente.
Confira a programação:
9h às 9h30 – Abertura
9h30 às 10h30 – Módulo 1 – Segurança digital e privacidade do jornalista
Neste módulo, serão apresentadas de forma didática as ferramentas para garantir a segurança online. O jornalista entenderá a importância de protocolos de segurança digital para evitar invasões e ataques de pishing e verá dicas do que fazer em casos de suspeitas de ataques.
10h30 às 12h – Módulo 2 – Atuação do jornalista nas redes sociais digitais
O módulo abordará a importância da transparência e como as novas tecnologias e padrões éticos são fundamentais para que o jornalista possa atuar de forma ativa em sua missão de contextualizar debates e propor discussões construtivas à sociedade, tendo por base a informação de interesse público.
14h às 16h – Módulo 3 – Como reagir a ataques online: medidas legais cabíveis e ferramentas de controle das plataformas
O módulo abordará o passo a passo do que pode ser feito em casos de assédio e de ameaças online, os órgãos de denúncia adequados e os possíveis recursos judiciais que podem ser aplicados. A importância das ferramentas de controle de conteúdo das plataformas para a defesa do jornalista.
Fonte: Fenaj