PUBLICADO EM 12 de dez de 2024
COMPARTILHAR COM:

Fecomerciários: trabalhador como extensão do Sindicato

Descubra como o trabalhador é visto como extensão do Sindicato. Conheça as campanhas de sindicalização realizadas pelos Sindicatos Filiados.

Para a Fecomerciários o trabalhador é extensão do Sindicato

Para a Fecomerciários o trabalhador é extensão do Sindicato

Campanhas de sindicalização são frequentes na base sindical comerciária paulista. Os 72 Sindicatos Filiados chegam aos comerciários e aos práticos de farmácia por meio de visitas aos locais de trabalho e também sindicalizam a categoria utilizando meios eletrônicos, sem deixar de publicar chamadas neste sentido nos materiais impressos das entidades.

Essas sindicalizações podem ser feitas por diretores, assessores e funcionários (pré-selecionados), como se viu, num passado recente, no curso “Agentes Sindicais em Ação (ASA)”.

O conteúdo, criado especificamente para comerciários, incluiu aulas teóricas e práticas. A apostila tinha como título: “Juntos, vamos voar mais alto!” e a didática, baseada na neurolinguística (maneira eficaz de se comunicar). Também contou com dinâmicas e simulações de eventuais esclarecimentos de dúvidas entre os agentes de sindicalização e os futuros sindicalizados, que hoje são exercidas no Estado.

Aprender, contribuir e somar!

Dentro deste método de desenvolvimento pessoal e profissional, os alunos aprenderam que é necessário mostrar ao comerciário que ele é “uma extensão do Sindicato”, por meio do aprimoramento do “poder de argumentação”.

Por isso, os participantes do curso foram preparados para respeitar o modelo de mundo do comerciário, valorizar individualidades e despertar em cada um deles a noção de “pertencimento”.

Ou seja, ressaltar no trabalhador, no ato da sindicalização, que ele compõe uma categoria e também a sensação de que ser sócio é estar no lugar certo para aprender, contribuir e somar, dando forças a sua entidade. É nesta hora que todas as ações, prestações de serviços e benefícios colocados à disposição, assim como a completa infraestrutura da entidade, são explicadas aos trabalhadores.

Motta

O presidente Luiz Carlos Motta observa: “O objetivo desta capacitação foi formar ‘sindicalizadores’ de alta performance, oferecendo a eles novos conhecimentos que culminem na sindicalização. O trabalhador precisa da proteção sindical. Na mesma proporção, o Sindicato precisa do trabalhador participando, como sócio, das suas atividades. Assim, ambos se fortalecem”.

Leia também:

Incentivo à sindicalização

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS