A Fecomerciários patrocinou o 23º Congresso Nacional de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, dias 3 e 4 de agosto, no Expo Dom Pedro, Campinas.
Tema: “Direito e Processo do Trabalho: 80 anos da CLT e 35 anos da Constituição Federal. Desafios para o futuro”.
Entre os participantes, nomes como os ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Dr. Aloysio Corrêa da Veiga, Dr. Luiz José Dezena da Silva, Dr. Augusto César Leite de Carvalho e Dr. Alexandre de Souza Agra Belmonte, entre outros expoentes da ciência jurídica trabalhista nacional.
Presentes, também destacadas delegações do elenco federativo. Tais como Oscar Gonçalves (Ribeirão Preto) e vice-presidente da Federação, Luciano Ribeiro (Itu) e diretor de assuntos trabalhistas e jurídicos, e Milton de Araújo, diretor de relações internacionais, além de dirigentes sindicais comerciários e advogados dos departamentos jurídicos da Federação e Sindicatos.
Ao longo dos dois dias foram realizadas duas conferências e sete painéis, nos quais foram abordados atuais e relevantes assuntos da seara trabalhista.
Exemplos: implantação da Justiça 4.0, avanços e retrocessos gerados pela reforma trabalhista; a diversidade nas relações de trabalho; o trabalho e a transformação digital humanizada, precedentes na Justiça do Trabalho e o princípio da proteção e subordinação jurídicas.
Ricardo Patah, presidente dos Comerciários de São Paulo e da UGT, discorreu sobre “Novos Cenários e Perspectivas do Sindicalismo”.
Motta
O presidente da Federação, Luiz Carlos Motta, diz: “Como era de se esperar, o evento foi de elevado nível. Entre os 500 participantes, juízes, desembargadores, promotores e advogados”.