A união dos trabalhadores permite a manutenção dos direitos já adquiridos e a reivindicação de melhores condições sociais. Os riscos de desvalorização da classe trabalhadora, diante de ofensivas sistemáticas, diminuem quando o trabalhador é sindicalizado.
Portanto, a união torna a luta do Sindicato mais coesa e fácil, com cada trabalhador sendo o elo de uma corrente construída fraternalmente, segundo interesses comuns. Sindicalizar significa participar de ações que valorizam o ofício de cada trabalhador.
Mas, para um Sindicato ser forte e poderoso, é necessário que um número crescente de trabalhadores seja sindicalizado, com esse trabalhador assumindo também o papel de sustentar e apoiar essa luta coletiva.
Resistência
No Sindicato o trabalhador encontra espaço de resistência ao se unir aos demais companheiros da categoria. Pode contribuir com opiniões ou sugestões com o objetivo de melhorar as relações e as condições de trabalho. Com o Sindicato, ele não sucumbe às individualidades, medos e ao desconhecido. Afinal, a sua entidade de classe é sua legítima representante junto aos empregadores.
Algumas vantagens de ser sindicalizado:
- Lutar conjuntamente por condições dignas de trabalho.
- Participar de ações que valorizam o ofício de cada trabalhador.
- Direitos a descontos em diversas instituições de ensino, lazer, esporte, saúde e outras, com as quais o Sindicato tenha convênio.
- Direito garantido de assistência jurídica, seja individual ou coletiva.
- Unidade pela aprovação de Projetos de Lei que beneficiem a classe trabalhadora.
Motta
O presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, diz: “Para saber como se sindicalizar o comerciário, ou o prático de farmácia, deve procurar o seu Sindicato da sua cidade ou região. Com a sindicalização, as conquistas se tornam mais possíveis!”.
Fonte: CNTC
Leia também: