PUBLICADO EM 04 de set de 2025

Fecomerciários alerta para impacto das mudanças climáticas no trabalho

Saiba como as mudanças climáticas no trabalho afetam a saúde e confira as orientações do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador.

As mudanças climáticas no trabalho afetam a saúde.

As mudanças climáticas no trabalho afetam a saúde.

Está disponível para acesso em nosso Portal a “Cartilha Informativa sobre a Gestão da Saúde e Segurança do Trabalhador e da Trabalhadora em Face dos Impactos das Mudanças Climáticas”.

O documento traz orientações sobre a proteção à saúde nos ambientes de trabalho diante dos desafios impostos pelas transformações climáticas.

A cartilha foi elaborada pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Campinas e Jundiaí, a partir de discussões realizadas durante as Audiências Coletivas promovidas pelo Ministério Público do Trabalho, em abril deste ano, sob o tema: “Gestão da Saúde e Segurança do Trabalhador e da Trabalhadora em Face dos Impactos Advindos das Mudanças Climáticas”.

Coletivo

Encaminhado por ordem da Procuradora do Trabalho, Dra. Luana Lima Duarte Vieira Leal, a edição é resultado de um trabalho coletivo e técnico, que visa contribuir com ações práticas e imediatas para proteger a saúde física e mental de quem trabalha, especialmente nos setores mais afetados por ondas de calor, baixa umidade do ar, aumento da exposição solar e demais efeitos climáticos extremos.

MPT

Na linha de entendimento do MPT da 15ª Região, é diante de um tema de grande importância e sensível repercussão social, que se impõe uma análise criteriosa e fundamentada.

Por esse motivo, a publicação apresenta dicas práticas e orientações claras voltadas a empregadores, gestores e profissionais dos seguintes setores:

  1. Comércio em geral.
  2. Serviços administrativos.
  3. Administração pública direta e indireta.
  4. Órgãos dos Poderes Legislativo, Judiciário, Ministério Público, e outros ambientes com estrutura organizacional semelhante.

Importância

As mudanças climáticas deixaram de ser uma previsão futura e passaram a ser uma realidade concreta, que impacta diretamente nas condições de trabalho e, consequentemente, na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Temperaturas elevadas, má qualidade do ar e eventos extremos exigem atenção redobrada de empregadores e autoridades.

A cartilha é uma ferramenta que orienta sobre:

  1. Medidas de prevenção a doenças relacionadas ao calor.
  2. Ajustes nos ambientes de trabalho.
  3. Cuidados com a hidratação e ventilação.
  4. Protocolos de segurança para dias com alta temperatura.
  5. Direitos dos trabalhadores e deveres dos empregadores.

Baixe a cartilha na íntegra no Portal Fecomerciários seção “Publicações”.

Motta

O presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, diz:

“Enquanto entidade sindical, nosso compromisso é garantir informação de qualidade. Com ela, também estamos lutando pela efetivação de políticas públicas de proteção para assegurar condições dignas de trabalho para todas e todos”.

Leia também:

FPETI debaterá Trabalho Infantil nas Redes Sociais

COLUNISTAS

QUENTINHAS