Mali é um país africano, distante cerca de 7.000 km de Votuporanga. Fica no Deserto do Saara. Quis o destino que a cidade paulista fosse colocada no caminho de uma “malinense” de 30 anos. Seu nome: Fatouma Sidi Diabate.
A africana está no Brasil há quase dois anos. Chegou em 8 de junho de 2022. Vive em Votuporanga há oito meses. Veio com o marido que, por ser professor, tem contrato com a Universidade de Votuporanga. Eles têm uma filha de um ano e três meses.
Acolhida pela cidade, hoje Fatouma trabalha como comerciária no Supermercado Proença. Ela está ansiosa para participar de um evento brasileiro pela primeira vez: o 1º de Maio dos Comerciários, a ser realizado na própria quarta-feira (1º), no Complexo Eco, mantido pela Fecomerciários na Estância Turística de Avaré.
Ainda com os limites da língua, por falar francês, ela comemora: “Estou feliz por tudo”. A presidente do Sindicato de Votuporanga, Lia Marques, completa: A felicidade é de todos nós. Pela acolhida de Votuporanga, do Supermercado Proença e da oportunidade de o nosso Sindicato oferecer este 1º de Maio à Fatouma, que é sindicalizada. Certamente, será um dia inesquecível para ela e para todos nós!”.
Motta
O presidente da Federação, Luiz Carlos Motta, diz: “Assim como o Brasil, em especial Votuporanga, a receberemos de braços abertos. Nosso Dia do Trabalhador será mais um episódio marcante na vida de Fatouma no Brasil!”.
Leia também:
Ato e Canto pela Vida: Fecomerciários engaja categoria para assinar o manifesto