PUBLICADO EM 06 de ago de 2023
COMPARTILHAR COM:

Faleceu João Inocentini, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados

João Feio, o João Batista Inocentini, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas/Foto Arquivo Centro de Memória Sindical

Faleceu hoje, dia 6 de agosto de 2023, o  dirigente sindical  João Batista Inocentini, conhecido entre os companheiros e amigos carinhosamente por  João Feio. Ele era presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas. Estava em internado em tratamento médico, mas não resistiu.

Comissão de Fábrica da Ford Ipiranga, entre 1982 e 1985. João é o quinto da esquerda para a direita atrás/Foto: Arquivo do Centro de Memória Sindical

João Batista Inocentini nasceu em São João da Boa Vista-SP, no dia 8 de agosto de 1950. Foi ferramenteiro na Ford, fundador da comissão de fábrica da Ford Ipiranga, assessor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, fundador e primeiro presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas.

O presidente da República  Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do sindicalista. Confira aqui a nota

Velório

O velório será na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Alesp, Palácio 9 de Julho, na avenida Pedro Álvares Cabral, 201, São Paulo – SP, dia 07/08, a partir das 08 horas. Em seguida seguirá para a cremação no crematório da Vila Alpína, na avenida Francisco Falconi, 473 – Vila Alpina, São Paulo – SP.

Sindicato dos Aposentados lançou nota

É com pesar que o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi comunica o falecimento de seu presidente e fundador, João Batista Inocentini, ocorrido neste domingo, 6 de agosto de 2023.

Metalúrgico aposentado, foi um dos fundadores do sindicato e o grande responsável por tornar a entidade a maior da América Latina em sua categoria.

O velório será na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Alesp, Palácio 9 de Julho, na avenida Pedro Álvares Cabral, 201 – Moema, São Paulo – SP, dia 07/08, a partir das 08 horas.

Em seguida seguirá para a cremação no crematório da Vila Alpína, na avenida Francisco Falconi, 473 – Vila Alpina, São Paulo – SP.

Sindinapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos)

Repercussão

Geraldo Alckmin, vice presidente

O vice presidente da República, Geraldo Alckmin, se pronunciou no twitter dizendo: “Recebi consternado a notícia do falecimento de João Baptista Inocentini, presidente e fundador do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi). Metalúrgico, a história de Inocentini se confunde com a própria formação da representação organizada de aposentados e pensionistas dedicando sua vida à melhoria das condições de vida destes trabalhadores. Meus sentimentos.”

https://twitter.com/geraldoalckmin/status/1688273278731751424?s=20

Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego

Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego, escreveu no twitter: “Recebi com tristeza a notícia da morte do companheiro João Batista Inocentini, dirigente da Força Sindical e do seu Sindicato Nacional dos Aposentados. À família, companheiros e amigos meu abraço solidário e sinceros sentimentos.”

Carlos Lupi, ministro da Previdência Social

Carlos Lupi, ministro da previdência e presidente doi PDT também se pronunciou: “Perda irreparável do amigo e companheiro, presidente do sindicato dos aposentados, João Inocentini. Siga em paz amigo, o mundo celestial recebe um filho honrado e leal a causa de nossos sofridos aposentados.”

https://twitter.com/CarlosLupiPDT/status/1688227233964367872?s=20

Paulinho da Força

O ex- deputado Federal Paulo Pereira da Silva, Paulinho da Força, fundador do partido Solidariedade,  escreveu no Instagram: “Me enche de tristeza saber do falecimento do meu grande companheiro João Feio. Presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, ele foi meu parceiro de lutas durante décadas e ajudou a conquistar importantes vitórias para os trabalhadores de todo o Brasil.

Seus conselhos e nossas longas conversas farão falta, mas levo comigo tudo que aprendi com você nesses anos, meu amigo. Meus sentimentos, muita força e luz para a família nesse momento.”

Miguel Torres, presidente da Força Sindical, publicou nota:

“É com muito pesar que informamos o falecimento neste domingo, 6 de agosto de 2023, do companheiro João Inocentini. João Feio, como carinhosamente era chamado por nós, seus amigos e companheiros de luta sindical, nasceu em São João da Boa Vista/SP, em 8 de agosto de 1950. Iria, portanto, completar 73 anos.

Foi metalúrgico ferramenteiro na Ford, fundador da comissão de fábrica da Ford Ipiranga e assessor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. Fundador e primeiro presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas, presidiu esta entidade com muita competência nas lutas sociais, econômicas e previdenciárias e criatividade nas atrações de lazer e cultura oferecidas aos sócios.

João Feio era um líder sindical atuante, companheiro de inúmeras batalhas, na luta permanente pela classe trabalhadora e pelos direitos dos aposentados e pensionistas.

Aos familiares, amigos e companheiros os nossos mais sinceros sentimentos. João Feio sempre estará presente!

Obrigado, João!

Miguel Torres, presidente da Força Sindical

Antônio Neto, presidente da CSB

Antônio Neto, presidente da Central de Sindicatos Brasileiros (CSB) se pronunciou também lamentando a perda: “Lamento o falecimento do companheiro e presidente Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, João Inocentini.

João foi dirigente metalúrgico e era filiado ao PDT SP. Deixa um histórico de luta em defesa dos trabalhadores e aposentados do Brasil.

Meus sinceros sentimentos aos familiares, amigos e companheiros da
@CentralSindical
(Força Sindical) pela perda.

 

Conheça aqui a história de vida desse importante dirigente Sindical, em depoimento feito ao Centro de Memória Sindical:

 

 

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

  • JOSE WILSON DE FARIA

    Meus sinceros sentimentos pela perda do companheiro, que tive a oportunidade de conviver e aprender, fundador e visionário de um sindicato sem categoria profissional, Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas, que tornou-se o maior do país, reconhecido em todas as esferas no país e exterior. Deus o tenha

  • Antônio de Castro Reis

    Grande líder, grande administrador. Conseguiu levar o SINDINAP NUMA GRANDE POTÊNCIA PARA OS APOSENTADOS

  • Aurinete Ewald

    Grande perda.
    Que seu legado e exemplo se perpetue.
    Que Deus derrame sobre os familiares e amigos o bálsamo de conforto.
    Vá em paz!

  • Orion Nina Ribeiro Junior

    Nossas condolências a família enlutada,com nossos agradecimentos por tudo que conquistou a todos nós ,enquanto representou com dignidade a nossa classe ,bastante necessitada

  • Devanir Ribeiro

    Perdemos um grande companheiro, homem de luta , João Presente . Meu mais profundo sentimentos pra família e amigos e companheiros.

  • Elson J. C. Pereira

    Uma grande perda, mas tenho certeza que ele deixou muitas sementes para continuar seu trabalho que tem um foco totalmente para nós apesntados, pensionistas e idosos. Com uma experiência nas lutas pela nossa categoria. Ele foi em paz na gloria do SENHOR.

  • SELMA GOMES

    Meus sentimentos q Deus receba de braços abertos e descanse nos braços do Senhor Deus conforte todos os familiares

  • Paulo Rogério

    Um grande amigo da minha familia. Com sua simpatia e simplicidade cativava a todos.

  • Sandra Maria dos Santos

    Uma perda irreparável para o movimento Sindical e principalmente aos Aposentados,Pensionistas e aos Idosos, sua luta sempre foi feroz na defesa desta categoria desprotegida e esquecida da sociedade. Meus sinceros sentimentos à todos familiares, amigos como eu e aos funcionários do Sindnapi, Deus conforte.

QUENTINHAS