Faleceu hoje, dia 6 de agosto de 2023, o dirigente sindical João Batista Inocentini, conhecido entre os companheiros e amigos carinhosamente por João Feio. Ele era presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas. Estava em internado em tratamento médico, mas não resistiu.
João Batista Inocentini nasceu em São João da Boa Vista-SP, no dia 8 de agosto de 1950. Foi ferramenteiro na Ford, fundador da comissão de fábrica da Ford Ipiranga, assessor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, fundador e primeiro presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas.
O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do sindicalista. Confira aqui a nota
Velório
O velório será na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Alesp, Palácio 9 de Julho, na avenida Pedro Álvares Cabral, 201, São Paulo – SP, dia 07/08, a partir das 08 horas. Em seguida seguirá para a cremação no crematório da Vila Alpína, na avenida Francisco Falconi, 473 – Vila Alpina, São Paulo – SP.
Sindicato dos Aposentados lançou nota
É com pesar que o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi comunica o falecimento de seu presidente e fundador, João Batista Inocentini, ocorrido neste domingo, 6 de agosto de 2023.
Metalúrgico aposentado, foi um dos fundadores do sindicato e o grande responsável por tornar a entidade a maior da América Latina em sua categoria.
O velório será na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Alesp, Palácio 9 de Julho, na avenida Pedro Álvares Cabral, 201 – Moema, São Paulo – SP, dia 07/08, a partir das 08 horas.
Em seguida seguirá para a cremação no crematório da Vila Alpína, na avenida Francisco Falconi, 473 – Vila Alpina, São Paulo – SP.
Sindinapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos)
Repercussão
Geraldo Alckmin, vice presidente
O vice presidente da República, Geraldo Alckmin, se pronunciou no twitter dizendo: “Recebi consternado a notícia do falecimento de João Baptista Inocentini, presidente e fundador do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi). Metalúrgico, a história de Inocentini se confunde com a própria formação da representação organizada de aposentados e pensionistas dedicando sua vida à melhoria das condições de vida destes trabalhadores. Meus sentimentos.”
https://twitter.com/geraldoalckmin/status/1688273278731751424?s=20
Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego
Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego, escreveu no twitter: “Recebi com tristeza a notícia da morte do companheiro João Batista Inocentini, dirigente da Força Sindical e do seu Sindicato Nacional dos Aposentados. À família, companheiros e amigos meu abraço solidário e sinceros sentimentos.”
Recebi com tristeza a notícia da morte do companheiro João Batista Inocentini, dirigente da Força Sindical e do seu Sindicato Nacional dos Aposentados. À família, companheiros e amigos meu abraço solidário e sinceros sentimentos. pic.twitter.com/rYy0SS5d3O
— Luiz Marinho (@luizmarinhopt) August 6, 2023
Carlos Lupi, ministro da Previdência Social
Carlos Lupi, ministro da previdência e presidente doi PDT também se pronunciou: “Perda irreparável do amigo e companheiro, presidente do sindicato dos aposentados, João Inocentini. Siga em paz amigo, o mundo celestial recebe um filho honrado e leal a causa de nossos sofridos aposentados.”
https://twitter.com/CarlosLupiPDT/status/1688227233964367872?s=20
Paulinho da Força
O ex- deputado Federal Paulo Pereira da Silva, Paulinho da Força, fundador do partido Solidariedade, escreveu no Instagram: “Me enche de tristeza saber do falecimento do meu grande companheiro João Feio. Presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, ele foi meu parceiro de lutas durante décadas e ajudou a conquistar importantes vitórias para os trabalhadores de todo o Brasil.
Seus conselhos e nossas longas conversas farão falta, mas levo comigo tudo que aprendi com você nesses anos, meu amigo. Meus sentimentos, muita força e luz para a família nesse momento.”
Miguel Torres, presidente da Força Sindical, publicou nota:
“É com muito pesar que informamos o falecimento neste domingo, 6 de agosto de 2023, do companheiro João Inocentini. João Feio, como carinhosamente era chamado por nós, seus amigos e companheiros de luta sindical, nasceu em São João da Boa Vista/SP, em 8 de agosto de 1950. Iria, portanto, completar 73 anos.
Foi metalúrgico ferramenteiro na Ford, fundador da comissão de fábrica da Ford Ipiranga e assessor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. Fundador e primeiro presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas, presidiu esta entidade com muita competência nas lutas sociais, econômicas e previdenciárias e criatividade nas atrações de lazer e cultura oferecidas aos sócios.
João Feio era um líder sindical atuante, companheiro de inúmeras batalhas, na luta permanente pela classe trabalhadora e pelos direitos dos aposentados e pensionistas.
Aos familiares, amigos e companheiros os nossos mais sinceros sentimentos. João Feio sempre estará presente!
Obrigado, João!
Miguel Torres, presidente da Força Sindical
— Miguel Torres (@FsMigueltorres) August 6, 2023
Antônio Neto, presidente da CSB
Antônio Neto, presidente da Central de Sindicatos Brasileiros (CSB) se pronunciou também lamentando a perda: “Lamento o falecimento do companheiro e presidente Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, João Inocentini.
João foi dirigente metalúrgico e era filiado ao PDT SP. Deixa um histórico de luta em defesa dos trabalhadores e aposentados do Brasil.
Meus sinceros sentimentos aos familiares, amigos e companheiros da
@CentralSindical
(Força Sindical) pela perda.
Lamento o falecimento do companheiro e presidente Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, João Inocentini.
João foi dirigente metalúrgico e era filiado ao PDT SP. Deixa um histórico de luta em defesa dos trabalhadores e aposentados do Brasil.
Meus sinceros…
— Antonio Neto (@antonionetopdt) August 6, 2023
Conheça aqui a história de vida desse importante dirigente Sindical, em depoimento feito ao Centro de Memória Sindical:
JOSE WILSON DE FARIA
Meus sinceros sentimentos pela perda do companheiro, que tive a oportunidade de conviver e aprender, fundador e visionário de um sindicato sem categoria profissional, Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas, que tornou-se o maior do país, reconhecido em todas as esferas no país e exterior. Deus o tenha
Antônio de Castro Reis
Grande líder, grande administrador. Conseguiu levar o SINDINAP NUMA GRANDE POTÊNCIA PARA OS APOSENTADOS
Aurinete Ewald
Grande perda.
Que seu legado e exemplo se perpetue.
Que Deus derrame sobre os familiares e amigos o bálsamo de conforto.
Vá em paz!
Orion Nina Ribeiro Junior
Nossas condolências a família enlutada,com nossos agradecimentos por tudo que conquistou a todos nós ,enquanto representou com dignidade a nossa classe ,bastante necessitada
Devanir Ribeiro
Perdemos um grande companheiro, homem de luta , João Presente . Meu mais profundo sentimentos pra família e amigos e companheiros.
Elson J. C. Pereira
Uma grande perda, mas tenho certeza que ele deixou muitas sementes para continuar seu trabalho que tem um foco totalmente para nós apesntados, pensionistas e idosos. Com uma experiência nas lutas pela nossa categoria. Ele foi em paz na gloria do SENHOR.
SELMA GOMES
Meus sentimentos q Deus receba de braços abertos e descanse nos braços do Senhor Deus conforte todos os familiares
Paulo Rogério
Um grande amigo da minha familia. Com sua simpatia e simplicidade cativava a todos.
Sandra Maria dos Santos
Uma perda irreparável para o movimento Sindical e principalmente aos Aposentados,Pensionistas e aos Idosos, sua luta sempre foi feroz na defesa desta categoria desprotegida e esquecida da sociedade. Meus sinceros sentimentos à todos familiares, amigos como eu e aos funcionários do Sindnapi, Deus conforte.