PUBLICADO EM 26 de dez de 2018
COMPARTILHAR COM:

Faça esse tipo de exercício se você quer viver mais

Especialistas gostam de dizer que a melhor forma de exercício é qualquer tipo que você realmente faça. Mas um novo estudo descobriu que pessoas que fazem esportes de equipe podem ter uma vantagem sobre exercitadores solitários.

Jamie Ducharme

A interação social envolvida em esportes de equipe e de parceiros pode compor os abundantes benefícios da atividade física, adicionando mais anos à sua vida do que os exercícios solos, de acordo com um estudo publicado na Mayo Clinic Proceedings. Tênis, badminton e futebol são todos melhores para a longevidade, do que ciclismo, natação e jogging ou ginástica, de acordo com a pesquisa.

“Para o bem estar tanto mental quanto físico e para longevidade, nós entendemos que nossas conexões sociais são provavelmente a única mais importante característica de viver uma longa, saudável, feliz vida”, diz o coautor do estudo Dr. James O’Keefe, um cardiologista no Instituto do Coração do Saint Luke Mid América. “Se você está interessado em exercícios para saúde e longevidade e bem-estar, talvez a característica mais importante do seu regime de exercícios é que você deve envolver um tempo para jogar junto”.

O estudo foi baseado em dados de cerca de 8.500 adultos que fizeram parte do Estudo do Coração da Cidade de Copenhagen. Todos eram brancos, e nenhum tinha histórico de doença no coração, acidente vascular cerebral ou câncer, então as descobertas podem ser limitadas à essa estreita população. Eles concluíram um questionário sobre saúde e estilo de vida, que incluía questões sobre o tipo e frequência da atividade física, e foram monitorados pelos pesquisadores por cerca de 25 anos, tempo durante o qual cerca de 4.500 morreram.

Embora muitos dos participantes reportaram fazer múltiplas atividades físicas a cada semana, foi pedido a eles designar uma como sua forma primária de exercícios. Os pesquisadores usaram essas respostas para procurar por associações com longevidade, e ajustaram para fatores incluindo background socioeconômico, educação e bebidas.

Depois de fazer isso, eles notaram uma clara correlação entre esportes sociais e longevidade. Comparado a pessoas sedentárias, eles descobriram que aqueles que reportaram jogar tênis como sua principal forma de exercício podiam esperar adicionar 9.7 anos a sua duração de vida, seguido por badminton (6.2 anos), futebol (4.7 anos), ciclismo (3.7 anos), natação (3.4 anos), jogging (3.2 anos), exercícios de relaxamento (3.1 anos) e atividades do clube de saúde (1.5 anos).

O tempo que as pessoas gastavam fazendo essas atividades variava grandemente – mas a duração não necessariamente afetava os benefícios a longevidade. Aqueles que jogavam tênis como seu esporte principal faziam cerca de 520 minutos de atividade física por semana, e pegavam a raquete por cerca de 100 desses minutos. Enquanto isso, atividades do clube de saúde terminou em último em termos de longevidade, mesmo embora fazedores de ginástica reportaram a mais semanal atividade em geral: quase 600 minutos no total, cerca de 150 deles na ginástica.

Muitas pesquisas sustentam um link entre interação social e boa saúde, incluindo recente pesquisa publicada na The Lancet, que descobriu que esportes em equipe são a melhor atividade física para a saúde mental. Esportes de parceiro também tendem ser mais agradáveis do que exercícios solitários, disse O’Keefe, que podem potencialmente realçar a saúde mental e aumentar a aderência a longo prazo a uma rotina de exercícios. Muitas pesquisas também mostraram que exercícios moderados tendem ser tão bons ou melhores para a longevidade, do que vigorosas atividades como corrida, que pode tomar um pedágio sobre o corpo com o tempo.

“Quando nós tentamos apenas ir e treinar para aumentar nossa frequência cardíaca ainda é bom”, disse O’Keefe. “Mas isso não nos deixa tão felizes e relaxados como, digamos, ir jogar um jogo de basquete ou golfe”.

O tênis provavelmente pegou o ponto mais alto porque “é intensamente interativo”, disse O’Keefe. “Em todos os pontos você está conversando. É simplesmente um modo muito natural de se ligar emocionalmente com as pessoas, além de fazer seu exercício”. (O’Keefe adicionou que o estudo pode não ser capaz de totalmente contar pelo fato de que pessoas mais abastadas, melhor educadas – que tendem a ser mais saudáveis para começar – são mais prováveis de jogar tênis).

Atividades como corrida e levantamento de peso ainda estendem nossa vida, de acordo com as descobertas do estudo, e oferecem bastante de outros benefícios de saúde, de força a saúde cardiovascular. Mas para benefícios ótimos, O’Keefe disse que frequentadores de academia podem querer considerar suplementar esses exercícios com atividades que alimentem conexões sociais.

“Qualquer exercício é melhor que nenhum”, disse O’Keefe. Mas “quando nossa atividade física também nos permite brincar, basicamente amplia os benefícios, porque você obtém não apenas os benefícios musculoesqueléticos e cardiovasculares do exercício físico, mas você também obtém a ligação emocional, que acaba por ser provavelmente tão importante quanto”.

O’Keefe, cujo regime de exercícios tipicamente inclui corrida e levantamento de pesos, disse que ele até mudou seu próprio comportamento por causa do estudo: ele e sua família escolheram badminton. “Você não consegue jogar badminton sem se sentir criança de novo”, ele disse. “É simplesmente pura diversão”.

Fonte: Jamie Ducharme para time.com

Tradução: Luciana Cristina Ruy

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS