Estudante, Valéria Turozi, desenvolveu um peça que torna colheita de grãos mais eficaz; apanhador de espigas apresentado por acadêmica da UNOESTE reduz o perda e desperdícios na colheita do milho; estudante cursa atualmente a especialização em Manejo da Fertilidade do Solo e do Estado Nutricional das Culturas
O Brasil Rural de hoje mostra uma tecnologia capaz de reduzir o desperdício de grãos na colheita do milho. A ideia foi descrita pela pós-graduanda em Agronomia Valéria Turozi Lazaretti, da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Segundo ela, o apanhador de espigas foi uma ideia de seu pai, que é agricultor.
“Trabalhando com meu pai, um dia eu olhei a peça que ele desenvolveu e resolvi escrever sobre esse assunto. Colocando essa peça na plataforma de colheita a gente observou que as perdas diminuiam e ajudavam a diminuir o desperdício ”, contou.
A proposta tem sido apresentada com bastante aceitação em universidades e até fora do país, onde já chegou à ONU.
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; e sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.