O ex-ministro da Cultura Francisco Correa Weffort morreu ontem (1), aos 84 anos, após um infarto do miocárdio, segundo informações confirmadas hoje (2) pela Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro. Cientista político e professor universitário, Weffort ocupou a pasta durante os dois mandatos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), de 1995 e 2002.
Antes de integrar o governo FHC, Weffort participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), em 1980, e foi secretário-geral do partido na década de 1980. O cientista político também participou da mobilização para a realização de eleições diretas para presidente da República, em 1984.
O ex-ministro nasceu em Quatá, em São Paulo, em 17 de maio de 1937, e se formou em ciências sociais na Universidade de São Paulo (USP), onde começou a lecionar em 1961.
Weffort foi um estudioso sobre o sindicalismo brasileiro. Em 1968 concluiu seu doutorado em Ciência política pela Universidade de São Paulo, com a tese Populismo e Classes Sociais e, em 1977, a livre-docência, com a tese Sindicatos e Política. Ele também produziu obras como Origem do sindicalismo populista no Brasil e Participação e conflito industrial – Osasco e Contagem – 1968, além de diversos outros temas.
Com informações de Agência Brasil