PUBLICADO EM 13 de fev de 2026

Espaço da Cidadania celebra 25 anos de inclusão

Evento celebra 25 anos do Espaço da Cidadania, reunindo sindicatos, empresas e poder público para fortalecer inclusão e cumprimento da Lei de Cotas

Espaço da Cidadania celebra 25 anos de inclusão

Espaço da Cidadania celebra 25 anos de inclusão

Nesta quinta-feira (12), o Espaço da Cidadania completou 25 anos reforçando a mensagem de que “não há inclusão sem democracia, e não há democracia sem inclusão”.

Para marcar esta importante marca em defesa do direito ao trabalho digno para pessoas com deficiência.

Ao longo de um quarto de século, a iniciativa produziu informações, promoveu debates, apoiou empresas e fortaleceu políticas públicas, contribuindo para transformar realidades no mundo do trabalho, especialmente na implementação da Lei de Cotas.

O evento “Espaço da Cidadania e seus Parceiros pela Inclusão – 25 anos” contou com depoimentos e com a leitura de uma carta de compromissos para o próximo período, voltada a ampliar parcerias e fortalecer redes em defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Um vídeo revisitou a trajetória da entidade, com registros de sensibilizações, diálogos, mutirões, seminários, pesquisas e visitas a experiências reconhecidas como boas práticas de inclusão.

Miriam Aparecida da Silva, coordenadora do Departamento de Inclusão da FEQUIMFAR, participou do evento.

Para a sindicalista, a data reafirmou compromisso de ampliar inserção de pessoas com deficiência no mercado, celebrando conquistas e reconhecendo desafios superados.

“Celebrar esses 25 anos é reafirmar um compromisso coletivo com a inclusão. Cada conquista representa oportunidades reais para pessoas com deficiência, sem ignorar os desafios que ainda precisamos superar”, destacou Miriam.

A programação reuniu sindicatos, empresas, poder público, especialistas, instituições, pessoas com deficiência, familiares, fortalecendo políticas de inclusão e reforçando respeito cumprimento Lei de Cotas nacional.

Miriam ressalta ainda que o Espaço da Cidadania tornou-se referência nacional na inclusão, defendendo diversidade, oportunidades e o cumprimento efetivo da Lei de Cotas no mercado trabalho.

“Sua atuação prova que diversidade gera oportunidades e que a Lei de Cotas precisa ser respeitada e efetivada no mercado de trabalho”, completou Miriam.

Leia também: Fecomerciários anuncia Carnaval na Praia Grande!

COLUNISTAS

QUENTINHAS