Os trabalhadores de aplicativos não é de hoje que sofrem com o trabalho precário, alguns em cima de uma bicicleta ou moto por mais de 10 horas por dia.
Casos absurdos têm acontecido com estes trabalhadores e o site The Intercept Brasil traz mais um caso do quanto o trabalhador é só um número.
Na reportagem de Victor Silva e Fred Santana, traz a história de Gabriel Orleilson Garcia de Souza, 31 anos, que trabalha como entregador do app iFood em Manaus.
Na noite de 15 de agosto de 2021 ele sofreu uma tentativa de assalto violento, ele foi baleado no pescoço. Os bandidos não levaram a moto e Gabriel, felizmente, sobreviveu.
O entregador foi levado ao Hospital João Lúcio, onde ficou internado por 10 dias. A reportagem apurou que dois dias depois, o dono da operadora logística Capitão Delivery – empresa terceirizada que coordenava as entregas para o iFood, Rhrychardson Flabio de Albuquerque Pimenta, pediu ao entregador Edmilson Júnior que fosse até lá para ajudar o Gabriel, mas não foi o que aconteceu.
O que aconteceu foi que o Pimenta começou a usar na conta do Gabriel. “O outro motoboy pediu o celular da minha mulher e autorização para tirar uma foto do meu rosto. Ele disse que era para entrar no aplicativo e acionar o iFood [para pedir o seguro]. Tudo mentira. Ele [Pimenta] botou esse rapaz para rodar na minha conta”, revelou Gabriel.
Foram duas semanas usando a conta dele, o que ocasionou fraude e ele foi bloqueado do aplicativo.
Essa situação mostra como estes rapazes e moças, que trabalham exaustivamente para ter algum dinheiro no final do mês são tratados.
Confira a reportagem na íntegra no site do The Intercept Brasil
com informações do The Intercept Brasil
Fonte: Redação Mundo Sindical