O 1° dia de programação do Encontro Mundial do Setor de Pneumáticos Edição 2024 ocorreu nesta quarta-feira (25). Quem fez a abertura oficial foi o secretário geral adjunto da IndustriAll Global Union, Kemal Ozkan. Após sua saudação, Ozkan alertou para a necessidade da ampliação da representação feminina nos quadros diretivos da IndustriAll e convidou Elena Petrosino, da Itália, para co-presidência do Encontro.
Representando o Brasil, o presidente da Fenabor e do Sintrabor, Márcio Ferreira, participou de uma mesa redonda com sindicalistas de vários países. Márcio apresentou os relatórios dos trabalhadores das indústrias pneumáticas do Brasil e ressaltou que atualmente toda a indústria de pneus instalada no nosso país está ameaçada pela concorrência desleal de produtos importados.
Os participantes abordaram temas como a redução drástica da mão de obra na indústria pneumática (exemplos de empresas onde haviam 2 mil operadores e o número caiu para 350), a precariedade do emprego no setor, a terceirização, a rotatividade dos postos de trabalho e a dificuldade da representação sindical em função das barreiras impostas pelos empresários.
A competição chinesa, a digitalização, fatores geopolíticos, os carros elétricos e as mudanças abruptas dos itens a serem produzidos nas fábricas também foram pontos abordados.
Leia mais sobre o Encontro no site da Fenabor
Leia também:
Fenabor intensifica relações internacionais entre borracheiros do Brasil e da Argentina