
Em defesa de aposentados, FES convoca mobilização na ALEP – Foto: FES/Reprodução
O FES (Fórum das Entidades Sindicais do Paraná) organiza uma mobilização na próxima terça-feira, 3 de junho, a partir das 10h na ALEP (Assembleia Legislativa do Paraná), com foco na representação e valorização dos aposentados.
O segmento vive uma das situações mais dramáticas causadas pela política de arrocho imposta pelo governo Ratinho Júnior (PSD). Sem a concessão da data-base, ou seja, sem a reposição da inflação anual, essa parcela do funcionalismo acumula perdas que já comprometem a qualidade de vida.
Nádia Brixner, coordenadora do FES, explica que a finalidade da manifestação é chamar a atenção dos parlamentares para a necessidade do pagamento imediato da recomposição salarial, cuja defasagem já atinge 47%, além de reivindicar o fim do desconto previdenciário com base no teto estabelecido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
“O principal objetivo desta atividade é os aposentados e aposentadas levarem para os deputados a importância de termos a data-base, porque a data-base é a única forma de nós conseguirmos ter reajuste salarial para os aposentados e aposentadas, principalmente, os aposentados sem paridade, que são aqueles que se aposentam com ingresso depois de 1º de janeiro de 2004”, pontua.
Aposentadoria sem paridade significa que o reajuste do benefício não acompanha o mesmo índice e data de recomposição salarial dos servidores em exercício.
Brixner salienta que a política salarial adotada pelo governador, que atualiza planos de carreira e benefícios como auxílio-alimentação, contempla apenas servidores da ativa.
“Os aposentados, sejam eles com ou sem paridade, não recebem. Então, isso já é um grande problema e quando ele faz recomposição de tabelas salariais, acaba beneficiando com um reajuste maior nas tabelas, onde tem menos gente”, adverte.
A decisão de realizar o ato ocorreu durante reunião da coordenação do FES, realizada no último dia 14 de maio, e contou com a participação de 15 sindicatos.
Atualmente, a Paranaprevidência, instituição responsável pelo sistema previdenciário dos servidores estaduais do Paraná, concentra cerca de 105 mil aposentadas e aposentados.
Leia também: Sindicalistas reúnem-se com presidente do Senado



