A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) realiza eleição de diretoria a partir desta terça, 26. O pleito se estende até dia 28 de julho. Apenas uma chapa concorre no processo. Denominada “Unidade na Luta – Em defesa do Jornalismo, dos Jornalistas e da Democracia”, a chapa é encabeçada por Samira de Castro, do Ceará, e conta com representantes da categoria de todas as regiões do País.
Além da escolha da diretoria, também haverá eleição dos novos membros da Comissão Nacional de Ética (CNE). Neste caso, as candidaturas são individuais e seis profissionais se inscreveram. Serão eleitos cinco titulares e um suplente.
A Fenaj é a única federação sindical que promove eleições diretas para escolher a diretoria e a CNE. Neste ano, a votação será totalmente online. Podem votar todo jornalista sindicalizado que esteja em dia com sua mensalidade sindical. Os trabalhadores receberão o link de acesso ao sistema de votação através de e-mail de cadastro.
A “Unidade na Luta” é composta por 32 membros, distribuídos entre a diretoria executiva, vices-regionais e secretarias. Compõem a chapa também os três membros que farão parte do Conselho Fiscal. Já a CNE é constituída por cinco integrantes.
O presidente da Comissão Eleitoral Nacional da Fenaj, José Carlos Torves, acredita que a participação da categoria será massiva. “Em nome da Comissão Eleitoral Nacional, conclamo jornalistas de todo o Brasil a participar ativamente deste momento histórico da Federação. E que possamos dar ao País uma lição de democracia e civilidade”, afirma.
Fonte: Agência Sindical