PUBLICADO EM 20 de maio de 2025

Educadores apoiam a greve dos professores municipais do Recife

Apoio à greve dos professores no Recife é manifestado pela CNTE, defendendo a importância do reajuste de 6,27%

Educadores apoiam a greve dos professores municipais do Recife

Educadores apoiam a greve dos professores municipais do Recife – Foto: Filipe Gondim / Ascom Simpere

A Direção Executiva da CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação divulgou nota em apoio à greve dos professores municipais do Recife, pois, de acordo com a nota, entendem que a reivindicação é justa e legítima.

Vale lembrar que o movimento grevista, deflagrado desde o último dia 09 de abril, exige o cumprimento de uma Lei Federal que lhes assegura um reajuste em seus salários de 6,27%.

O reajuste é referente ao índice apontado pelo Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério, constante na Lei 11.738/2008 que prevê o valor de 6,27%.

“A oferta da Prefeitura de apenas 2,45% é insuficiente para atender as metas estabelecidas nos planos de educação, municipal, estadual e nacional”, defende o documento.

Em nota a CNTE diz ainda que o Brasil é o último país no quesito salário de professores/as na lista composta pelos países da OCDE.

“Pagamos mal aos nossos profissionais do magistério e a Lei do Piso foi criada, ainda no ano de 2008, justamente para que, ao longo dos anos, pudéssemos superar esse gargalo”, acrescenta.

“É fundamental que a sociedade brasileira assuma definitivamente o compromisso com a educação pública de nosso povo, de forma perene e que não fique restrito somente aos períodos eleitorais”, diz a nota assinada pela Direção Executiva da CNTE.

Confira a íntegra da nota:

É fundamental que a sociedade brasileira assuma definitivamente o compromisso com a educação pública de nosso povo, de forma perene e que não fique restrito somente aos períodos eleitorais.

Os governantes devem entender que uma boa educação passa necessariamente por políticas de valorização profissional, que envolvem salários dignos, carreiras atrativas e práticas contínuas de formação inicial e continuada aos seus/uas educadores/as. Esses são os verdadeiros pilares de um bom sistema educacional.

A justa e legítima reivindicação dos/as professores/as do Recife, em movimento grevista deflagrado desde o último dia 09 de abril, é pelo cumprimento de uma Lei Federal que lhes assegura um reajuste em seus salários de 6,27%.

Trata-se do índice apontado pelo Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério, constante na Lei 11.738/2008.

A lei apurou o valor de 6,27% e a oferta da Prefeitura de apenas 2,45% é insuficiente para atender as metas estabelecidas nos planos de educação, municipal, estadual e nacional.

Somos o último país no quesito salário de professores/as na lista composta pelos países da OCDE: pagamos mal aos nossos profissionais do magistério e a Lei do Piso foi criada, ainda no ano de 2008, justamente para que, ao longo dos anos, pudéssemos superar esse gargalo.

O cumprimento dessa legislação por parte dos gestores é fundamental para que, à luz do construído pelos planos de educação, seja possível equiparar a remuneração dos/as professores/as com a remuneração média das outras categorias de nível superior, ou com a mesma formação, da Administração Pública.

Conclamamos ao Prefeito João Campos a retomar as negociações com os/as profissionais e seu sindicato representativo, o SIMPERE.

É fundamental a retomada da Mesa de Negociação para que ela ofereça as condições para o encerramento da greve, que atendam as reivindicações justas da categoria. Toda nossa solidariedade à luta dos/as professores do Recife e ao seu sindicato representativo!

Brasília, 19 de maio de 2025

Direção Executiva da CNTE

Leia também: Motta fala sobre os riscos do trabalho intermitente e as vantagens do fim da escala 6X1

Banner


COLUNISTAS

QUENTINHAS