O economista do Dieese Carlindo Rodrigues de Oliveira lança, na quinta-feira 8, seu livro “Greve e Negociação Coletiva no Brasil (1978-2018): grandes ciclos, configurações diversas”, sobre os mais de 40 anos de negociação coletiva e movimentos grevistas no país.
O lançamento será on line, às 19h, com direito a um bate-papo com o autor. Para participar, basta fazer sua inscrição aqui. O link de transmissão será enviado posteriormente aos inscritos.
Sobre a obra
O livro “Greve e Negociação Coletiva: dimensões complementares da luta sindical” destaca a relação entre essas duas formas de luta dos/as trabalhadores/as, a partir de uma abordagem teórico-política e de ampla pesquisa documental e da evolução da legislação pertinente.
Partindo-se da contextualização dessas formas de ação sindical no âmbito do Sistema Brasileiro de Relações de Trabalho, buscou-se resgatar os principais debates travados historicamente acerca da greve e da negociação coletiva.
O trabalho procura, também, estabelecer um diálogo com autores/as brasileiros/as, acerca da relação que existe entre greve e negociação coletiva, no contexto da ação sindical do “Novo Sindicalismo”, que emerge no final dos anos 1970, em torno da seguinte questão: Greve e Negociação Coletiva: do confronto à conciliação?
A tese trazida neste livro é a de que não há uma relação antitética entre greve e negociação coletiva no seio das estratégias sindicais, senão uma relação de complementaridade dialética entre essas duas dimensões da luta dos/as trabalhadores/as, embora possa haver diferença de ênfases, conforme os diferentes contextos históricos e as diversas estratégias político-sindicais presentes no movimento dos/as trabalhadores/as.
Características
Ano: 2022
Autor: Carlindo Rodrigues de Oliveira
Selo: Dialética
ISBN: 9786525241487
Nº de Páginas: 216
Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região