PUBLICADO EM 28 de fev de 2024
COMPARTILHAR COM:

Dia Mundial do Combate à LER/DORT

Dia Mundial de Combate à LER DORT 28 de fevereiro

Dia Mundial de Combate à LER DORT.

LER, lesões por esforços repetitivos, DORT, distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, são transtornos multifatoriais causados pela sobrecarga do sistema musculoesquelético em atividades laborais. Dentre as principais manifestações, destaca-se inflamação, dor e outras restrições funcionais, de atividade e participação social. As LER-DORT atingem diversas categorias profissionais e são consideradas uma das principais causas de afastamento do trabalho e aposentadoria precoce.

Quais são os distúrbios mais comuns?

Os distúrbios osteomusculares ocupacionais mais frequentes são as tendinites (particularmente do ombro, cotovelo e punho), as lombalgias (dores na região lombar) e as mialgias (dores musculares) em diversos locais do corpo.

Não, necessariamente o trabalhador com dor ou outro sintoma é portador de LER ou DORT. Sintomas como dor, dormência, formigamento, sensação de pontadas ou agulhadas, diminuição da força, sensação de peso ou cansaço nos membros, inchaço, dificuldade de movimentação, desconforto, entre outros, podem ser decorrentes de diversas condições não relacionadas às sobrecargas biomecânicas no ambiente de trabalho. Muitos distúrbios reumáticos, imunológicos, hormonais, metabólicos, ortopédicos, neurológicos ou infecciosos podem ser responsáveis por sintomas que simulam um distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho. É importante procurar o médico para a realização de diagnóstico preciso e de adequada estratégia terapêutica.

Fontes: Sintrabor, Sociedade Brasileira de Reumatologia e UNB Notícias

Leia também:

Governo atualiza lista de doenças relacionadas ao trabalho

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS