Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo, 13, deve ter um volume de vendas de R$ 7,67 bilhões. O valor representa alta de 2,2% em relação ao ano passado.
O Dia dos Pais é a quarta data mais importante para o comércio, atrás do Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças, respectivamente. Essa importância nas vendas é refletida na geração de empregos temporários. A Confederação estima que 10.380 mil pessoas sejam contratadas para atender à demanda de vendas.
Além de ser o terceiro ano seguido de crescimento, esse é o maior número de temporários desde 2014 (10,7 mil).
Os setores do comércio onde ocorreram as maiores contratações temporárias foram: Hiper e Supermercados (4,78 mil) e vestuário (1,75 mil).
Jornada dos comerciários
Esses números otimistas têm levado os Sincomerciários a alertarem a categoria pelo cumprimento dos acordos formados em suas bases territoriais sobre os direitos dos comerciários para o trabalho no próprio domingo, 13, e nos dias que antecedem o Dias dos Pais. Isso porque, conforme as negociações assinadas com os patrões, pode haver extensões nas jornadas de trabalho.
Motta
O presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, diz: “Acordos precisam ser formalizados. Em caso de desrespeito, denúncias devem ser feitas no Sindicato”.
Leia também:
Sindicalistas e empresários unidos contra o abandono no centro SP