PUBLICADO EM 13 de ago de 2020
COMPARTILHAR COM:

Despejo no Quilombo Campo Grande, MG, continua nesta quinta-feira

Embora o governo Zema tenha anunciado a suspensão do despejo, as tropas da Polícia Militar permanecem na área dando continuidade na ação. A sede da Escola Popular Eduardo Galeano foi demolida na manhã desta quinta (13).

O acampamento Quilombo Campo Grande, que reúne 450 famílias sem-terra no município de Campo do Meio, localizado no sul de Minas Gerais, é alvo de despejo iniciado na madrugada desta quarta-feira (12). A ação conta com dezenas de viaturas e policiais de outras cidades.

A reintegração de posse, que prevê a retirada da vila de moradores e da estrutura da Escola Popular Eduardo Galeano, foi emitida pela Justiça estadual mesmo sob decreto de calamidade pública em Minas Gerais devido à pandemia do novo coronavírus. As famílias seguem no local e tentam negociar a permanência na área. Até o momento, apenas a área da Escola foi reintegrada.

Segundo o MST, a decisão descumpre acordo firmado em mesa de diálogo sobre o conflito, para que as famílias permanecessem no local ao menos enquanto houvesse necessidade de isolamento social.

Os acampados vivem na área da usina falida Ariadnópolis, da Companhia Agropecuária Irmãos Azevedo (Capia), que encerrou as atividades em 1996.

As famílias do Quilombo Campo Grande ocupam o terreno desde 1998 e são referência na produção agroecológica. A região do sul de Minas, conhecida por ser a maior produtora de café do Brasil, é berço do café orgânico e agroecológico Guaií. Os agricultores também desenvolvem atividades como plantio de cereais, milho, hortaliças e frutas.

Com informações de Brasil de Fato 

 

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

  • geraldo Pereira de Paula

    Isso é muito triste.
    Enquanto nós ficarmos, só vendo
    Esses irmãos sofrendo,vai ser assim mesmo. Acho que, devemos ir com tudo para Brasília, fazer acampamento,cem terra, índios, cem teto,cem emprego.
    Se for para morrer morreremos juntos.

  • Rita De c v gava

    Zema capeta lixo. Ignorante.
    Em quem os mineiros votaram.
    De onde saiu esse ser!?!

QUENTINHAS