PUBLICADO EM 24 de mar de 2025

Desenvolvimento Econômico e Sustentável da Amazônia em debate no Pará

O debate sobre Desenvolvimento Econômico e Sustentável da Amazônia é promovido pela Força Sindical Pará com o apoio da FIEPA

Desenvolvimento Econômico e Sustentável da Amazônia em debate

Desenvolvimento Econômico e Sustentável da Amazônia em debate

Nesta segunda-feira (24), aconteceu o Seminário Amazônia em Debate: A exploração do petróleo e a urgência do desenvolvimento local.

O evento, realizado pela Força Sindical do Pará e apoiado pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), reuni especialistas, lideranças sindicais, empresariais e políticas para debater os desafios e oportunidades da exploração do petróleo na Margem Equatorial da Amazônia.

Ivo Borges, presidente da Força Sindical PA, agradeceu imensamente a presença e participação de todos neste seminário que enriqueceu o debate de um tema tão atual e tão importante para o nosso país.

“Esse tema está na ordem do dia e quanto mais os trabalhadores estiverem comprometidos neste debate mais protagonistas seremos na luta por um país com mais empregos, renda e qualidade de vida para o nosso povo”, afirmou o dirigente.

O debate aborda temas como:

  • transição energética;
  • desenvolvimento sustentável e
  • impactos para os trabalhadores da região.

O seminário integra o “Fórum Sindical: Desenvolvimento Econômico da Amazônia Legal na Perspectiva dos Trabalhadores Amazônidas” e conta com a participação, de diversas lideranças, entre as quais:

  • do secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves (Juruna);
  • do senador Zequinha Marinho, autor de projeto para criação da Frente Parlamentar em Defesa da Exploração de Petróleo na Margem Equatorial do Brasil;
  • e do presidente da FIEPA, Alex Carvalho.

Também foram convidados o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.

O secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves (Juruna), ressaltou que a COP 30 será um debate internacional que vai abordar a questão do meio ambiente, do desenvolvimento sustentável e como vive e como viverá a população dessa região.

“Nós das centrais estamos trabalhando um debate nacional e com o apoio do Dieese estamos elaborando um documento unitário pra que possamos incentivar nos demais estados debates como este”, acrescentou.

O sindicalista destacou que aqui na região os trabalhadores estão fazendo esse debate e querem ter protagonismo no debate do COP 30 para que as demandas dos trabalhadores, em relação a este tema sejam ouvidas.

“Os trabalhadores e trabalhadoras organizados querem participar ativamente do debate em torno deste tema. Queremos influenciar neste debate”.

Assista:

Ao logo do evento serão feitas palestras e debates. A programação iniciou por volta das 09 horas com pronunciamento das autoridades.

Em seguida, o professor da Universidade Federal do Maranhão e presidente da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), Allan Kardec Duailibe Barros Filho, falou sobre: “A Amazônia e a exploração do petróleo: contexto e desafios”.

Depois foi a vez do pesquisador Luís Ercílio Faria Jr., professor do Instituto de Geociências da UFPA e doutor em Ciência Naturais, discorrer sobre o “Desenvolvimento local e sustentabilidade – Como equilibrar a exploração de recursos naturais e o fortalecimento da economia local”.

Ao final da programação, o espaço será aberto para debates e apresentação de propostas.

Veja a seguir a programação completa:

8h30 – Recepção

9h – Abertura

9h15 – Pronunciamentos das Autoridades

10h05 – Palestra “A Amazônia e a exploração do petróleo: contexto e desafios”, com o professor da Universidade Federal do Maranhão e presidente da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), Allan Kardec Duailibe Barros Filho

10h50 – Palestra ‘Desenvolvimento local e sustentabilidade – Como equilibrar a exploração de recursos naturais e o fortalecimento da economia local’, com o pesquisador Luís Ercílio Faria Jr., professor do Instituto de Geociências da UFPA e doutor em Ciência Naturais

11h40 – Espaço para debate e indicações de propostas

12h30 – Encerramento

Leia também: Caldeira da Usina Iracema explode e mobiliza bombeiros de Limeira e Iracemápolis

COLUNISTAS

QUENTINHAS