
O evento Mulher Valorizada reuniu quatro mil trabalhadoras em Avaré para celebrar o Dia da Mulher com atividades e deliberações.
Pelo segundo ano consecutivo o evento “Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida”, reuniu quatro mil trabalhadoras no Complexo Eco, em Avaré, para celebrar o 8 de Março, Dia da Mulher.
Leia também:
Fecomerciários divulga cartilha sobre mulheres que fizeram história
Oriundas das bases territoriais dos Sincomerciários e Sinprafarmas filiados à Fecomerciários, as trabalhadoras acompanharam o ato sindical pela manhã e, a partir do final deste, se divertiram nas atrações do Eco Blue Acqua Park.
A edição 2026 foi realizada na nova arena multiuso, que está em fase de acabamento.
Também compõe a obra, a construção de 84 banheiros (parcialmente usados) que estão sendo construídos no subterrâneo do mesmo local.
Foi nesta futura arena, destinada para a realização dos eventos anuais da Federação, que as comerciárias aprovaram, por unanimidade, as 12 deliberações abaixo:
- Fim da escala 6×1 e adoção da jornada 5×2, com 40 horas semanais de trabalho, sem redução salarial e sem horas extras.
- Segurança e saúde física e mental das comerciárias, dentro e fora dos ambientes de trabalho.
- Maior presença das comerciárias na política e no Sindicato.
- Ampliação da oferta de serviços e benefícios sindicais voltados às mulheres.
- Criação de novos cursos gratuitos de qualificação profissional para as comerciárias.
- Promoção da igualdade de gênero e combate às desigualdades, discriminações, assédios e à violência contra a mulher. Combate rigoroso ao feminicídio.
- Implementação de políticas públicas voltadas às famílias sustentadas por mulheres “solo”, bem como apoio aos órfãos e demais dependentes de vítimas de feminicídio.
- Funcionamento das Delegacias da Mulher 24 horas por dia, todos os dias.
- Ampliação da oferta de creches para os filhos das comerciárias, com horários e dias de funcionamento ampliados.
- Fortalecimento das negociações coletivas.
- Ampliação da sindicalização.
- Voto consciente nas eleições de outubro para eleger legítimos representantes das comerciárias.
Motta
O presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, diz:
“Sucesso absoluto em termos de quantidade e, ainda mais, no que diz respeito ao engajamento das participantes com as causas comerciárias. É certo que as deliberações aprovadas vão ser multiplicadas no Estado!”.
Leia também:
Fecomerciários divulga cartilha de apoio ao combate à violência contra mullher
Fecomerciários divulga cartilhas de apoio ao combate à violência contra a mulher



