PUBLICADO EM 15 de set de 2025

Deliberações do 29º Congresso Sindical Comerciário circulam na base

Entenda como o 29º Congresso Sindical Comerciário enriqueceu o debate sobre saúde mental e sua responsabilidade.

29º Congresso Sindical Comerciário abordou a saúde mental com especialistas e suas propostas para o setor

29º Congresso Sindical Comerciário abordou a saúde mental com especialistas e suas propostas para o setor

As seis deliberações aprovadas por unanimidade pelos cerca de 350 participantes do 29º Congresso Sindical Comerciário do Estado de São Paulo já estão circulando pelos meios de comunicação eletrônica da Fecomerciários e dos seus 72 Sindicatos Filiados.

Elas contemplam abordagens feitas pelos quatro palestrantes em torno do tema principal do tradicional encontro: “Saúde Mental do Comerciário: Uma Responsabilidade de Todos Nós!”.

Foram eles:

  • Dr. Eduardo Amgarten (Procurador do Ministério Público do Trabalho, 15ª Região);
  • Luiz Helena Trajano, (Magazine Luiza), Dra. Zilmara Alencar (Consultora Jurídica) e o
  • Dr. Jairo Bauer (psiquiatra).

O público presente no Complexo Eco (Avaré), dia 12 de setembro, foi composto por dirigentes dos Sincomerciários e Sinprafarmas, que, agora, juntamente com a divulgação digital das deliberações, começam a percorrer os locais de trabalho explicando uma a uma aos comerciários e práticos de farmácia.

Integrantes da Comissão Organizadora do Congresso destacam:

Luiz Carlos Motta, Coordenador Geral:

“Nossa Federação tem o privilégio de ser a única, em todo o Brasil, a fazer 29 Congressos seguidos e reunir centenas de trabalhadoras e de trabalhadores de uma única categoria e num único lugar! Os congressistas e palestrantes foram os grandes atores do evento que, em pleno ‘Setembro Amarelo’, mês de prevenção ao suicídio, trouxe à tona as nossas preocupações com a Saúde Mental dos Comerciários!”.

Edson Ramos, Coordenador Executivo:

“Cuidar da Saúde Mental dos comerciários e dos práticos de farmácia paulistas é uma das nossas prioridades. Nosso Congresso reforçou este posicionamento!”.

João Peres Fuentes, Subcoordenador:

“As Convenções Coletivas de Trabalho e os Acordos devem passar a contemplar, com cláusulas específicas, a prevenção da Saúde Mental da categoria, conforme decidimos no Congresso!”.

Márcia Caldas, responsável pelo eixo Eventos do Projeto Fênix:

“O Congresso contribuiu para dar visibilidade à questão da manutenção da Saúde Mental das trabalhadoras e dos trabalhadores ao apontar, por exemplo, que um dos caminhos é a Redução da Jornada Semanal de Trabalho, Sem Redução Salarial e Sem Horas Extras”.

Leia também:

Luiz Carlos Motta escreve contra adultização infantil

COLUNISTAS

QUENTINHAS