
Crescimento da adesão aos Cursos de capacitação em Operação Logística ajuda na formação de novos profissionais em várias cidades.
Luciano Ribeiro, João Peres Fuentes e Rosana Alarcon, diretores da Federação e coordenadores do Projeto Fênix (eixo Educação/Cursos), comemoram o crescimento da adesão dos Sindicatos Filiados à Federação à realização dos cursos de qualificação profissional em Operação
Logística em Supermercados, com ênfase na Prevenção de Perdas, e também em Armazéns. Vinte e duas cidades já foram contempladas por ao menos um dos cursos e formaram mais de 300 alunos. O mês de junho foi encerrado com cursos em Avaré, Boituva e Botucatu.
Em julho, essa qualificação profissional chega às bases territoriais dos Sincomerciários de Araras (14 a 18), Bragança Paulista (21 a 24), Jundiaí (21 a 25) e Rio Claro (14 a 18).
Aulas teóricas e práticas
As aulas atraem trabalhadores (as) que estão à procura do primeiro emprego e outros que buscam requalificação profissional. Cada curso tem carga horária média de 15 horas, cumprida no decorrer de cinco dias, sendo quatro voltados ao conteúdo teórico, com apoio de apostilas, audiovisuais e dinâmicas pedagógicas, e um, a depender do local, reservado à visita técnica numa empresa parceira; quando os participantes vivenciam, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala.
Teoricamente, são abordados conteúdos essenciais sobre logística e gestão de estoque, assim como o módulo de gestão e perdas, momento em que o trabalhador se conscientiza que a melhor forma de fazer a empresa atingir resultados positivos é diminuindo as perdas. Ou seja, evitar desperdícios. Ministrado pelo especialista Jorge Piassentini, da JLP Coaching, o curso entrega certificado de conclusão.
Onde o curso já foi realizado:
- Avaré
- Assis
- Bauru
- Bragança Paulista
- Bebedouro
- Boituva
- Botucatu
- Caraguatatuba
- Catanduva
- Cotia
- Cruzeiro
- Garça
- Itapira
- Itu
- Jaú
- Lençóis Paulista
- Limeira
- São José do Rio Preto
- Sorocaba
- Ribeirão Preto
- Palmital
- Piracicaba
Motta
O presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, diz:
“O sucesso dos cursos é reconhecido pelos alunos (devido à empregabilidade), supermercados (dada à escassez de profissionais) e pelo poder público (contribuição com o desenvolvimento municipal). O objetivo é aplicá-lo em todo o Estado”.
Leia também: SINTETEL Lança Pauta de Reivindicações 2025/2026
Diretor da Fecomerciários fala sobre operações logísticas em supermercados