Centenas de operários de 40 empreiteiras que operam no polo industrial de Cubatão, Santos, Guarujá e outras cidades da região metropolitana iniciaram, quinta-feira (2), a campanha salarial deste ano.
Eles lotaram a subsede do sindicato dos trabalhadores na construção civil, montagem e manutenção industrial (Sintracomos) em Cubatão para definir as reivindicações.
Foram orientados pela diretoria a mandar propostas e denúncias de irregularidades trabalhistas das empresas para um e-mail específico. O levantamento será apresentado na primeira negociação com os patrões.
Confiança e consciência
O presidente do sindicato, Ramilson Elói, ficou “muito satisfeito, contente e feliz” com a participação dos trabalhadores na assembleia: “A classe operária está viva, pulsante, em luta”.
Com data-base em maio, os 6 mil operários terceirizados foram convocados por 6 mil boletins distribuídos pela diretoria do sindicato desde a segunda-feira de carnaval.
“A presença desse mundaréu de companheiros e companheiras na assembleia mostra primeiramente a consciência de classe de todos eles, mas também confiança na direção sindical”, diz Ramilson.