“Por um sindicalismo de raça e classe, autônomo e independente”, o 4º Encontro de Negras e Negros da CSP-Conlutas, realizado no final de semana de 14 a 16 de julho, em São Paulo, promoveu debate e a elaboração de propostas sobre temas como as mudanças no mundo do trabalho com um recorte de raça e classe; a luta por reparações históricas; a importância da independência de classe na luta contra o racismo; e a desmistificação de ideologias neoliberais e pós-modernistas que atingem o movimento.
A conjuntura mundial, na qual o capitalismo em crise também se expressa em diversas formas de opressão, também foi ponto de pauta.
Quando se tratou de Brasil, o foco foi a superexploração às trabalhadoras e trabalhadores negros que se aprofunda com uma precarização do trabalho cada vez maior devido as reformas Trabalhista e da Previdência, trazendo à tona, inclusive, a gravidade de casos de resgates de pessoas do trabalho análogo à escravidão, novamente, a maioria de pessoas negras.
Uma análise dos seis meses do governo Lula-Alckmin cujas as políticas governamentais continuam atendendo os interesses dos mais ricos apontou os desafios do próximo período.
Desde a noite de sexta-feira (14) ao meio da tarde de domingo (16) foram diversas horas de debates e elaboração coletiva que culminaram numa resolução aprovada em plenário – com participantes de forma presencial e virtual-, que será apresentada no 5º Congresso Nacional da CSP-Conlutas que acontece de 7 a 10 de setembro em São Paulo.
Numa síntese poética do que foram esses três dias estiveram potentes a força e determinação que expressa a luta contra o racismo no Brasil: “Nossos passos vêm de longe, precisamos seguir nos fortalecendo e fazer Palmares de novo”, disse a convidada Patrícia Ramos, do MML (Movimento Mulheres em Luta).
Confira abaixo a cobertura completa do 4º Encontro de Negras e Negros da CSP-Conlutas:
- CSP-Conlutas: 4º Encontro de Negras e Negros inicia com debate sobre situação no Brasil e internacional
- “Raça, Gênero e Classe no Mundo do Trabalho” foi tema na manhã de sábado do 4º Encontro de Negras e Negros
- 4º Encontro de Negras e Negros: Política de reparações é internacional e parte da luta pela construção da história
- 4º Encontro de Negras e Negros: Neoliberalismo e Pós-modernismo na contramão das lutas coletivas
Fonte: CSP-Conlutas