
Crise no setor químico pauta encontro de sindicalistas com Alckmin – Fotos: MDIC
Lideranças sindicais do setor químico e o vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, estiveram reunidos, nesta terça-feira (3), em Brasília.
Na pauta do encontro, a atual situação dos setores químicos, petroquímicos e de fertilizantes em Cubatão – SP, com fechamento de empresas e demissão de trabalhadores.
De acordo com Hebert Passos, presidente do Sindicato dos Químicos da Baixada Santista, Alckmin informou que o governo federal está debatendo uma medida provisória e um projeto de lei, para corrigir a ausência do benefício tributário para 2026.
“A medida dever ser editada na próxima semana e trará alento à indústria química nacional”, celebrou Passos.
Além disso, Passos explicou que os dirigentes reivindicaram barreiras alfandegárias e correção do preço da matéria-prima.
“Destacamos o apoio do prefeito de Cubatão César Nascimento, vereadores e o deputado Paulo Alexandre neste momento decisivo”, completou o dirigente sindical
O presidente da Fequimfar e vice-presidente da Força Sindical, Sérgio Luiz Leite (Serginho), ressaltou que é fundamental que o governo busque saídas urgentes para o ano de 2026, sob pena de agravamento da crise e desinvestimentos do setor.
“Esse encaminhamento mostra que a mobilização vale a pena. A articulação política e a pressão sindical foram decisivas para garantir respostas concretas e proteger empregos na indústria química”, reforçou Serginho.
Leia também: Governo prioriza projeto que acaba com escala 6×1 no Congresso




