PUBLICADO EM 19 de mar de 2018
COMPARTILHAR COM:

Crise no PSDB: esquerda do partido questionou cobrança de 45 mil nas prévias

Confira a nota de protesto

O Movimento PSDB Esquerda Pra Valer vem a público manifestar repúdio à exigência do Diretório Estadual do PSDB em exigir dos pré-candidatos ao Governo do Estado de São Paulo o vultoso valor de R$ 45 mil reais.

Considera que o valor, que deverá ser pago individualmente por cada pré-candidato, está muito além do valor que recebem anualmente a maior parte das brasileiras e dos brasileiros, de modo que apenas filiadas e filiados mais abastadas (os) poderão ter a oportunidade de pleitear a candidatura pelo partido.

A referida exigência exorbita os preceitos da democracia, que é o governo do povo, pelo povo e para o povo. Coloca o partido do lado daqueles que preferem, de forma sub-reptícia, transformar a democracia brasileira numa plutocracia, o regime em que o poder é exercido dos mais ricos, pelos mais ricos e para os mais ricos.

Nenhuma justificativa é possível no sentido de que o valor exigido seja cobrado para fins de custeio material das eleições prévias do PSDB para a escolha do seu candidato ao Governo do Estado de São Paulo. Atualmente, existem sistemas de votação online, inclusive com certificação digital, com custo de licença anual inferior a 3 mil reais. Aliás, o próprio processo de escolha do candidato ao Governo do Estado poderia ser melhor organizado, com custos menores e, principalmente, com melhor debate interno, não fosse pela equivocada decisão de se realizar as prévias apressadamente em março em vez de maio deste ano.

O Movimento PSDB Esquerda Pra Valer conclama pelo respeito à democracia, que deve começar internamente ao partido, com livre acesso a todas filiadas interessadas e filiados interessados, e não apenas a uma minoria social e economicamente privilegiada, à concorrência à candidatura pelo partido ao Governo do Estado de São Paulo.

São Paulo, 16 de março de 2018.

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS