A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está recebendo pedidos de emissão do chamado Bilhete do Desempregado, credencial que facilita a circulação de pessoas que estejam nessa condição por, no mínimo, um mês e, no máximo, seis meses.
A expedição do documento, que tinha sido suspensa em março, no início da pandemia de covid-19, foi retomada na última quinta-feira (3).
Válido por 90 dias, o bilhete pode ser solicitado por e-mail, para que se evitem aglomerações, e a entrega será feita, em dia e hora marcados, no posto da Estação Barra Funda, que atende as linhas 7-Rubi e 8-Diamante, além de ter interligação com o metrô. A análise da documentação pessoal leva até três dias úteis.
Os que tiverem o pedido aprovado receberão um comunicado informando data e horário para a retirada do bilhete, que começará na próxima terça-feira (8).
Segundo um levantamento elaborado pelo site Catho, de divulgação de vagas de emprego, 40% dos desempregados apontam a falta de renda como principal motivo para faltar a entrevistas. Isso prova que a garantia do direito à mobilidade pode ser determinante para a recolocação profissional. A pesquisa considerou as respostas de cerca de 4 mil pessoas.
Documentação
O trabalhador deverá enviar o pedido do bilhete em e-mail para o endereço desempregado@cptm.sp.gov.br. Todas as informações precisam estar legíveis. O solicitante pode enviar uma foto dos documentos ou tirar print screen do aparelho, caso a carteira de identidade e de trabalho sejam digitais.
Os documentos que devem constar no e-mail são: carteira de identidade (RG); CPF; rescisão do contrato de trabalho; página da carteira de trabalho (três páginas); foto; dados pessoais e registro do último emprego.
Mais informações poderm ser obtidas pela Central de Relacionamento da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (0800 055 0121), WhatsApp (11 99767-7030) e no site da CPTM.