PUBLICADO EM 04 de abr de 2025

Congresso da Contag reafirma unidade do Sistema Confederativo

O Congresso da Contag reafirma unidade, força e compromisso entre trabalhadores rurais em Luziânia durante o 14º

Congresso da Contag reafirma unidade do Sistema Confederativo

Congresso da Contag reafirma unidade do Sistema Confederativo – Foto: LR Fernandes

Unidade, força e compromisso foram alguns dos sentimentos expressados pelos delegados e delegadas presentes no terceiro e último dia do 14º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (14º CNTTR), em Luziânia/GO.

As cerca de duas mil pessoas do Brasil inteiro, reunidas, reafirmaram a unidade do Sistema Confederativo, composto pelos Sindicatos, Federações e CONTAG, durante a plenária que aprovou resoluções e moções importantes que irão compor os Anais do 14º CNTTR.

Para a coordenadora Estadual de Mulheres da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (FETAG-RS), Lérida Pivoto Pavanelo, o movimento sindical deve ser cada vez mais fortalecido. no sentido de dar as mãos, valorizar e empoderar a categoria.

“A cidade precisa conhecer o meio rural e nos ajudar pelo tanto que a agricultura familiar representa na alimentação da população brasileira. E, para isso, nós precisamos, sim, estar de mãos unidas para não dividir esse grande movimento.”

O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (FETAEMG), Vilson Luiz da Silva, destacou que:

“estamos vivendo um momento ímpar, de muita responsabilidade, comprometimento, sobretudo, de afirmação da importância do movimento sindical da agricultura familiar brasileira. Este é o momento de nos unir cada vez mais enquanto Sindicatos, Federações e Confederação espalhados pelo Brasil inteiro.”

A presidenta da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Pará (FETAGRI-PA), Ângela Lopes de Jesus, explicou que:

“estamos aqui desde terça-feira fazendo esses dias um momento democrático e importantíssimo para as nossas vidas no campo, na floresta e nas águas. Nós, enquanto movimento sindical, temos o papel fundamental na organização da classe trabalhadora, lutando por direitos e políticas públicas.”

O presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Alagoas (FETAG-AL), Givaldo Teles, compartilhou que:

“nestes dias de Congresso, nós estamos fortalecendo a nossa luta, a unidade no campo rural e as nossas centrais sindicais. Nós defendemos, acima de tudo, o avanço da construção conjunta de propostas.”

Este momento, que finalizou o 14º Congresso da CONTAG, foi importante para discutir e olhar para o atual cenário do movimento sindical de trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares e centrar forças no seu fortalecimento.

Nesses três dias, foram abordados temas centrais, como a defesa da democracia, o fortalecimento da organização sindical, enfrentamento à crise climática e combate à desinformação.

A secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Mazé Morais, compartilhou que “o nosso Brasil é diverso, lindo e produz comida para o mundo inteiro e, como tal, precisamos de uma agricultura familiar cada vez mais forte.

Este é o momento de nos unir e somar forças para lutar pelo o futuro que queremos. Por um Movimento Sindical fortalecido e Agricultura Familiar valorizada!”

E como finalizou o presidente da CONTAG, Aristides Santos, “viva o agricultor e agricultora familiar do Brasil. Viva a CUT! Viva a CTB! Viva a unidade da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares!”

Leia também: Metalúrgicos da Magnaghi rejeitam proposta de PLR rebaixada

COLUNISTAS

QUENTINHAS