Elaborada pelas centrais sindicais, a Agenda Legislativa das Centrais Sindicais no Congresso Nacional, Prioridades para 2025 – Por um Brasil mais justo: Solidariedade, Democrático, Soberano e Sustentável.
O documento será entregue aos presidentes da República, do Supremo Tribunal Federal, do presidente da Câmara, do presidente do Senado, do presidente do TST, do presidente do Ministério Público do Trabalho e aos líderes partidários.
Atualizado em 2023, o documento sofreu novas mudanças em 2024 e, neste ano foi necessário fazer novos ajustes para retirar itens que avançaram com o governo e acrescentar os pontos que ainda não foram alcançados.
A Agenda prioritária das Centrais Sindicais conta com sete temas em destaque e treze proposições:
- Redução da jornada de trabalho;
- Isenção de imposto de renda;
- Novo consignado;
- Regulamentação da inteligência artificia;
- Novas regras sobre aposentadoria especial;
- Direitos aos trabalhadores em plataforma;
- Fortalecimento da negociação coletiva.
Vale lembrar que, em 2022, as centrais sindicais elaboraram a Pauta da Classe Trabalhadora que foi apresentada durante a Conferência da Classe Trabalhadora – CONCLAT 2022 Emprego, Direitos, Democracia e Vida.
O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, ressalta que a Pauta da Classe Trabalhadora (Conclat 2022) foi entregue ao, então candidato a presidência da República, Luís Inácio Lula da Silva, que se comprometeu com a pauta.