Quem vai se aposentar pelo INSS pode fazer o pedido sem sair de casa, pelo telefone 135 ou pelo site Meu INSS. No entanto, a falta de familiaridade com a internet pode acarretar no envio incorreto de informações para o instituto e, consequente, atraso na liberação do benefício.
O Agora mostra como evitar falhas no requerimento e acelerar a concessão da aposentadoria.
Antes de iniciar o processo, use o site do INSS para conferir as exigências do benefício e simular qual será o valor da renda mensal. Neste momento é possível perceber se algum período não está sendo calculado pelo instituto.
Durante o requerimento, o segurado deve prestar muita atenção ao questionário feito pelo site, pois ele vai direcionar para o envio da documentação necessária para comprovar o direito.
“Se responde que ‘sim’ à pergunta sobre o período de trabalho para órgão público, vai sair do processamento automático, porque vai precisar de documento”, exemplifica Borges.
Enviar documentos com rasuras ou ilegíveis também inviabiliza a análise correta do pedido pelos técnicos do INSS. Confira ao lado os requisitos para a digitalização.
Feito o pedido, o segurado deve acompanhar o andamento da análise pelo Meu INSS. “Quem pede pelo 135 também pode acompanhar pelo site e saber tem alguma exigência para cumprir”, orienta Borges.
Concessão do benefício | Aumente as suas chances
- Desde 2018, o segurado pode solicitar sua aposentadoria pelo site do INSS, além do telefone 135
- O acesso é pelo link www.gov.br/meuinss
- A documentação necessária para comprovar o direito ao benefício deve ser anexada no site
- Falhas no envio podem acarretar na demora da concessão ou até mesmo no indeferimento do pedido
Evite os erros mais comuns
1. Confira seu cadastro de contribuições
- Antes de solicitar o benefício, verifique pelo site MEU INSS se cumpre as exigências
- O extrato de contribuições (Cnis) é o documento mais importante da aposentadoria
- Com base nele, o INSS calcula o tempo de contribuição e o valor do benefício
Analise seu Cnis com muita atenção
- Compare cada salário com os seus holerites e pagamentos mês a mês
- O extrato das contribuições também informa se há alguma pendência
- Se houver, será preciso procurar a empresa, obter documentos complementares e pedir a correção
2. Separe todos os documentos
Reúna tudo o que tiver de sua vida profissional:
- Carteiras de trabalho
- Certificado de reservista, no caso dos homens
- Certificado de tempo de contribuição, para quem foi funcionário público
- Carnês de pagamento, para quem foi contribuinte individual
- Extratos do Fundo de Garantia
- Holerites
- Contratos de início e fim do vínculo de trabalho
- Sentença de ação trabalhista
3. Quando pedir a aposentadoria, responda às perguntas com precisão
- Ao iniciar o agendamento, o sistema vai gerar algumas perguntas
- Tenha atenção ao responder a essas questões, pois elas terão efeito no processo de aposentadoria
- Uma pergunta respondida de forma errada pode levar o sistema a desconsiderar um período contributivo, por exemplo
5. Como anexar os documentos
- Depois de responder a todas as perguntas, o segurado terá a opção de enviar arquivos ao INSS
- Para todas questões respondidas positivamente, é importante mandar o documento que comprove o seu direito
- Portanto, se disse que foi servidor público, encaminhe a certidão do órgão em que trabalhava
- Basta tirar uma foto, anexar e enviar ao órgão
Padrão exigido
Salve o aquivo como: Nome e Sobrenome_CPF_TIPO DO DOCUMENTO.pdf
- Todos documentos devem estar em formato de arquivo .pdf
- O documento tem que estar legível e sem rasuras
- Anexe os documentos respeitando a sequência pedida no site Meu INSS
- O tamanho de cada arquivo não poderá exceder 5 MB e a soma de todos os arquivos deverá respeitar o limite de 30 MB
- Acima deste limite, será preciso agendar atendimento na agência para entregar a documentação
Qualidade da digitalização:
- Resolução 150 dpi
- Colorido e 24 bits
- Posição de leitura: vertical
Processo trabalhista
Para não correr o risco de deixar de apresentar alguma informação importante ao INSS, anexe todo o processo
Entenda os prazos
- De janeiro de 2018 a outubro de 2019, o INSS do estado de São Paulo já concedeu 290 mil aposentadorias automáticas
- Não há, porém, como garantir que isso vá acontecer
- O INSS iniciou um mutirão para tentar acelerar a liberação de aposentadorias, mas o pedido pode levar mais tempo do que o esperado
- Há estados no país onde a análise chega a demorar nove meses
- Se houver falha ou falta da entrega de alguma documentação, o INSS vai pedir a apresentação de documentos complementares
- Neste caso, o segurado tem até 75 dias para apresentar documentos solicitados ou seu processo será extinto, sem análise do instituto e sem possibilidade de recurso
Fontes: INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), instrução normativa 102, de 14 de agosto de 2019 e reportagem
Fonte: Agora SP