PUBLICADO EM 26 de jun de 2025

Comitê Mundial dos Trabalhadores da Red Bridgestone se reúne no Japão

Saiba mais sobre os Trabalhadores da Red Bridgestone e as discussões no encontro do Comitê Mundial em Tóquio.

Comitê Mundial dos Trabalhadores da Red Bridgestone se reúne no Japão

Comitê Mundial dos Trabalhadores da Red Bridgestone se reúne no Japão

Representantes do SINTRABOR e da FENABOR, participam e contribuem efetivamente nos debates e intercâmbios, durante o encontro do Comitê Mundial dos Trabalhadores da Red Bridgestone, que aconteceu entre os dias 23 e 25 de junho, na cidade de Tokio, Japão.

Durante os trabalhos foram apresentados e debatidos os relatórios sobre a difícil e complexa situação dos trabalhadores e trabalhadoras nas empresas da Bridgestone e no setor da borracha e pneumáticos a nível nacional e mundial.

Tom Grinter, diretor da IndustriALL global Union, apresentou um diagnóstico bastante robusto sobre o grave e desafiador cenário geopolítico, e o contexto, à conjuntura, as tendências, comportamento e estratégias de negócios da Bridgestone e outras empresas multinacionais do setor, e os impactos negativos para os trabalhadores e trabalhadoras nível nacional e global.

Josué Pereira, presidente do SINDIBORRACHA, Camaçari, e membro da direção nacional da FENABOR, falou sobre o contexto e a conjuntura política, econômica e social a nível nacional, e a luta dos sindicatos na negociação coletiva por melhores condições de vida dos trabalhadores e as trabalhadoras nas empresas da Bridgestone no Brasil.

Josué, destacou o importante trabalho do presidente Márcio Ferreira e a diretoria da FENABOR, na luta pelo emprego, o trabalho decente, melhores salários, e contra a concorrência desleal dos pneus e produtos artefatos de borracha importados em nosso país.

Eduardo Lima, apresentou um informe detalhado sobre a situação da Bridgestone em Santo André, com destaque para questões de segurança e saúde do trabalho, e a proteção e prevenção sobre doença mental, e as ações e propostas do SINTRABOR em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

As delegações da Turquia, Ásia, África do Sul, Europa e o Brasil, manifestaram profunda preocupação com as políticas, o comportamento e as estratégias de negócios da Bridgestone, principalmente nas Américas e na Europa, onde a empresa está anunciando fechamento de fábricas e demissões em massa.

Além do declínio do diálogo e resistência para melhorar os salários, os benefícios e as condições de vida dos trabalhadores na negociação coletiva.

Delegação do SINTRABOR, foi composta pelos companheiros, Josué Pereira, presidente do SINDIBORRACHA, Camaçari, e da direção nacional da FENABOR, Eduardo Lima, Diretor do SINTRABOR, e Ortelio Palacio, Assessor Especial de Relações Internacionais do SINTRABOR / FENABOR.

Comitê Mundial dos Trabalhadores da Red Bridgestone se reúne no Japão

Comitê Mundial dos Trabalhadores da Red Bridgestone se reúne no Japão

Leia também: Frentistas do Rio têm desconto de até 50% nas principais redes de farmácias no Rio

COLUNISTAS

QUENTINHAS