PUBLICADO EM 07 de jan de 2025
COMPARTILHAR COM:

Comerciários: reivindicações da campanha salarial 2024/2025

Veja como a Fecomerciários e os Sincomerciários estão lutando pelos direitos dos comerciários na campanha salarial. Reajustes e cláusulas sociais em pauta.

Campanha salarial dos comerciários

Campanha salarial dos comerciários

A Fecomerciários, ao lado dos Sincomerciários e Sinprafarmas filiados, intensificou as negociações referentes às Campanhas Salariais da categoria a partir do segundo semestre de 2024 com reuniões entre si e com representantes patronais para garantir reajustes acima da inflação para os comerciários e práticos e farmácia, além da manutenção das cláusulas sociais já conquistadas pelas entidades.

Os Sindicatos representantes dos práticos de farmácia, por exemplo, se reuniram com os representantes patronais na sede da Fecomerciários, em julho, para dar início às negociações. O encontro foi amplamente divulgado nas redes sociais da Federação e dos Sindicatos. Depois, outras reuniões aconteceram para que os direitos dos trabalhadores fossem atendidos. Reuniões semelhantes foram feitas pelo Sincomerciários a partir de agosto.

As negociações também ganharam força com a visita do presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, a diversos Sindicatos filiados com o intuito de, entre outros assuntos, discutir os caminhos a serem seguidos nas negociações para que o sindicalismo comerciário paulista atuasse de forma unitária.

Com o objetivo de esclarecer para a categoria tudo que estava sendo discutido nas Campanhas Salariais, a Fecomerciários divulgou intensamente em seus canais de comunicação online uma lista com as seguintes reivindicações:

  • Reajuste em todas as Cláusulas Econômicas (INPC integral).
  • Aumento Real.
  • Vale-refeição ou vale alimentação.
  • Cumprimento integral da Convenção Coletiva de Trabalho.
  • Manutenção das atuais cláusulas sociais e inclusão de novas. A saber:
  • Convênio médico e odontológico.
  • PLR (Participação nos Lucros e Resultados).
  • Inclusão de novos Pisos Salariais (Supervisor e Gerente).
  • Cesta Básica.
  • Salário maternidade de seis meses para as empresas de Lucro Real e S.A (s).
  • Dia do Comerciário (30 de Outubro): Dois dias por ano.

Através de encontros das Regionais da Fecomerciários em todo o Estado de São Paulo, os Sindicatos alinharam suas negociações, que foram fortalecidas com reuniões feitas pelo presidente Motta na sede da Federação com representantes patronais e de grandes empresas do comércio em geral. Todos esses passos contaram com grandes divulgações nas redes sociais da Fecomerciários e seus filiados.

Motta

O presidente afirma: “A atuação unitária dos Sincomerciários e Sinprafarmas fortalecem as negociações. Juntos, conquistamos mais”.

Leia também: Fecomerciários: sindicalização fortalece a luta da categoria

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS